História do esporte

Páginas: 6 (1293 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
História do Esporte

O esporte é História, pois acompanha a humanidade desde as suas origens, e é cultura, pois deriva das tradições, das artes e dos meios de comunicação.
O esporte nasceu com o homem, de sua natural necessidade de movimentar-se e, por fim, de sua atração pelo jogo. Este assume tal importância na vida humana que alguns estudiosos acreditam que ele se antecipa à cultura.
Acompetição nada mais é do que a versão agressiva do jogo. O oposto é a sublimação da luta, o seu lado positivo e realizador. Esses dois aspectos sempre estiveram presentes na evolução do esporte, prevalecendo ora um ora outro.
A vida do homem primitivo já era um “jogo” pela vida: atacava e defendia, vencia grandes distâncias e obstáculos, corria, trepava em árvores, saltava, arremessava objetos,nadava ou mergulhava. Junto aos semelhantes a descontração era obtida através de outros jogos (rituais religiosos, danças). As atividades guerreiras produziram jogos de “adestramento” perceptíveis ainda hoje nas versões modernas de alguns esportes.
As antigas civilizações, ultrapassadas as condições essenciais de sobrevivência ensaiavam os primeiros passos para a atividade esportiva. Assim, osegípcios já faziam saltos, arremessos, equitação, esgrima, luta livre, remo e corrida de carros em 4.000 a.C.
Os gregos, entretanto, constituirão a civilização mais orientada para o esporte na História antiga. As duas principais tribos helênicas – dários e jânios – habitavam Esparta e Atenas, respectivamente. Os espartanos eram belicistas e amantes dos exercícios físicos; os atenienses, por sua vez,cultivavam o intelecto e interpretavam os jogos esportivos como sublimações culturais e religiosas.
Com a reunião das diversas cidades gregas espalhadas pelo Mediterrâneo acontece no ano 776 a.C., A primeira Olimpíada – no originado do lugar onde os jogos eram realizados:
Olímpia, capital do reino da Élide.
As representações de cada uma dessas cidades incluíam atletas, poetas, filósofos edignatários. O nascimento, apogeu e decadência das Olimpíadas acompanhou a evolução da própria civilização grega, considerando-se os doze séculos em que os jogos foram realizados.
Tais jogos reproduziam os ideais gregos em relação aos exercícios físicos, uma das bases da sua cultura. A importância do evento, realizado de quatro em quatro anos, pode ser avaliada pela trégua sagrada que se estabelecia emtodo mundo helênico, com o objetivo de eliminar fronteiras e possíveis guerras.
Os grandes nomes da filosofia – Sócrates, Platão e Aristóteles – se referiam ao valor do esporte tanto em seus aspectos educacionais quanto morais, estéticos e mesmos religiosos. O seu maior significado está na constatação de que, se a religião não permitia a unificação da Grécia, as Olimpíadas o conseguiam, ainda queperiodicamente.
As últimas Olimpíadas foram realizadas no ano 393, já na era cristã. Como se sabe, o Império Romano dominou a civilização grega, embora tenha conduzido com suas técnicas, artes e filosofias. Os jogos olímpicos, nessas condições, foram se deteriorando, até que o imperador Teodósio determinou sua extinção, visando eliminar as festividades pagãs.
Houve, contudo, alguma influênciacultural dos gregos: introduziram entre os romanos a esferística (jogo da bola), O pentatlo (corrida, salto, arremesso de disco, arremesso de dardo e luta) e evento similares às Olimpíadas, como os jogos Augustos (realizados anualmente) e os jogos Capitalinos (de cinco em cinco anos). Sendo uma civilização basicamente orientada para a guerra e para a conquista de povos cujos costumes deturpavam, osromanos davam, aos grandes eventos esportivos, um sentido mais de espetáculo que de vitórias atléticas individuais.
Em Roma, os exercícios físicos eram considerados apenas complementares à educação dos jovens, e não base dos conhecimentos e regras da vida, com indicava a tradição helênica. Isso é notado no protesto do poeta Juvenal contra os vícios que dominavam o Império: Mens sana in...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do esporte
  • historia do esporte
  • História dos Esportes
  • a historia do esporte
  • A história do esporte
  • História do Esporte
  • A história do esporte
  • historia do esporte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!