História do direito

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade éobrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Com base no conteúdo apresentado acerca das civilizações antigas orientais, você podecompreender o desenvolvimento de dois modelos que co-habitaram a região do Oriente Médio: as civilizações nômades e as sedentárias. A partir destes dados, explique, em um texto dissertativo (máximo 20linhas), como ocorreu o processo de formação destas primeiras comunidades primitivas igualitárias e as características destes dois diferentes tipos de organização social. (5,0 pontos)

As civilizaçõesque se situavam às margens dos rios Tigre e Eufrates se caracterizavam por possuir moradia fixa e pelo desenvolvimento de atividades agro-pastoris graças às enchentes que traziam material orgânicopara o solo, tornando-o fértil. Estas civilizações são chamadas de sedentárias. As civilizações sedentárias foram as responsáveis pela noção de regulamentação de hábitos, costumes e tradições. A partirda abundância das produções agrícolas foi necessária uma organização mínima onde todos tinham o mesmo direito à partilha e coordenada por um líder ancião.

Já as civilizações nômades tinha umaconduta social agressiva e se utilizavam da caça e dos espólios de guerra como principais atividades econômicas e pelas sucessivas mudanças de residência na busca de melhores condições de vida.

2. Deacordo com o que foi estudado na Unidade 2, elabore um texto dissertativo (no máximo 20 linhas) indicando as principais diferenças entre as legislações antropocêntricas e as teocêntricas. Forneça umexemplo de cada diferença apontada. (5,0 pontos)

As legislações antropocêntricas tem sua origem no próprio homem e são aplicadas pelo mesmo, visando um ordenamento das condutas humanas. Temos como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do direito
  • História do direito
  • Historia do direito
  • História do direito
  • História do direito
  • Historia do Direito
  • História do Direito
  • História do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!