História do direito do trabalho

Páginas: 21 (5068 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
HISTÓRIA DO TRABALHO


Valéria Oliveira Cosntantino
Wagner Denilson de Brito



RESUMO
Durante toda a história da humanidade o siginificado do trabalho foi apresentado de maneiras diferentes. Na época da escravidão, o trabalho era forçado e os escravos eram vistos simplesmente como propriedade. No Feudalismo, embora o servorecebesse certa proteção do senhor feudal, os trabalhadores também não tinham uma condição livre, pois eram obrigados a trabalhar nas terras pertencentes aos seus senhores.
Com a decadência do sistema feudal e com a forte influência do mercantilismo, surgiu o capitalismo, onde os meios de produção e distribuição eram de de propriedade privada e sua finalidade era a obtenção do lucro.
Com odescontentamento das massas, e com a ascensão da burguesia, ansiosa para tomar o poder, tivemos em 1789 a Revolução Francesa, que significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios na nobreza e do clero. O povo ganhou um pouco mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser mais respeitados.
Na metade do século XVIII, com o processo de industrialização da produção, tivemos arevolução industrial, caracterizada pela passagem da manufatura à indústria mecânica. Com a introdução de máquinas fabris multiplicou-se o rendimento do trabalho e o aumento da produção global.


Palavras-chave: História do Trabalho. Escravidão. Feudalismo. Capitalismo. Revolução Francesa. Revolução Industrial.



1 INTRODUÇÃO
O trabalho esta presente na sociedade desde o surgimento dahumanidade. Em cada período da história, o significado do trabalho e sua forma foram apresentados de maneiras distintas.
Dos tempos primitivos até os dias atuais o conceito de “trabalho” foi sofrendo alterações. O trabalho que antes era visto como tortura, maldição, deu lugar ao trabalho como fonte de realização pessoal e social, o trabalho como meio de dignificação da pessoa.Procuramos neste artigo trazer ao leitor uma breve explanação sobre a História do Trabalho, que representa a história dos trabalhadores, das trabalhadoras, da luta de classes.
Com base em pesquisas realizadas em livros escritos por autores renomados, classificamos os períodos da História do Trabalho em: regime na escravidão, regime feudal, regime capitalista, revolução francesa e revoluçãoindustrial.

2 ORIGEM ETMOLÓGICA DO TRABALHO
Segundo alguns historiadores, o trabalho foi concebido, no início, como um castigo e como uma dor. O Prof. Evaristo de Moraes Filho lembra que o termo grego que significa trabalho, tem a mesma raiz qua a palavra latina “poena” (FERRARI, 2002, p. 13)
Para Lucien Febvre, em citação pelo Prof. Evaristo, “a palavra veio do sentido tortura – tripaliare,torturar com tripalium, máquina de três pontas (FERRARI, 2002, p.13)
O Prof. Evaristo, tem a seguinte conclusão acerca do sentido etimolóigico do trabalho:

“A quase totalidade dessas hipóteses já se encontra ultrapassada. Merece ser fixada unicamene a primeira, assim como admitida no século passado por poucos etimologistas. O mais credenciado é E. Littrê, que aponta trabs como a raizoriginária, lembrando igualmente que trabalhar teve o sentido de viajar, sentido que se liga ao de pena, de fadiga. É dessa acepção que deriva o inglês to travel. A origem certa, porém, e neste sentido se inclina a maioria dos filósofos e linguistas, é das palavras tripalium e tripaliare”. (FERRARI, 2002, p.14)


Na visão de Irany Ferrari, no que diz respeito ao siginificado do trabalho,como atividade humana, sempre houve uma concepção de esforço, um cansaço, uma pena e, até um castigo. Sociologicamente o trabalho era “coisa” de escravos, os quais, pagavam seu sustento com o “suor de seus rostos. Escravos e servos, historicamente sucedidos, eram os que podiam dedicar-se ao trabalho que, nas origens, eram sempre pesados. A produção de bens é atividade do homem chamada trabalho....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historia do direito de trabalho
  • Historia do direito do trabalho
  • História do Direito do Trabalho no Brasil
  • História geral do Direito do trabalho
  • Historia do direito do trabalho
  • A história do direito do trabalho
  • Trabalho Historia Do Direito 1
  • Trabalho Historia Do Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!