História do CD, DVD e Blu-Ray

Páginas: 8 (1963 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
2. CD
2.1 História do CD
O Digital Compact Disk, mais conhecido como CD, foi um dos mais importantes meios de armazenamento digital de dados. A princípio, o CD foi inventado na década de 1960 por James T. Russell. Porém começou a ser comercializado e produzido em massa na década de 80 pela Philips.
Russell era um ouvinte de música ávido. Como muitos que adoravam escutar uma boa música naépoca, ele foi continuamente frustrados pelo desgaste sofrido por seus registros fonográficos de vinil. Ele também estava insatisfeito com a qualidade de som provinda dos discos de vinis. A partir dessa decepção, Russell começou a esboçar um sistema de gravação de música melhor.
Russell percebeu que a melhor maneira de se gravar e reproduzir as músicas seria sem o contato físico entre o disco e oplayer. Chegou então à conclusão que deveria usar a luz para realizar esse sistema. Russell estava familiarizado com a gravação de dados digital, na forma de cartões perfurados ou fita magnética. Ele viu que, se ele pudesse representar o binário 0 e 1 com claro e escuro, um dispositivo poderia ler sons ou mesmo qualquer tipo de informação, sem nunca se desgastar. Se ele pudesse fazer o código bináriocompacto o suficiente, o CD guardaria não só sinfonias, mas enciclopédias inteiras em um pequeno pedaço de filme.
Depois de anos prosseguindo com o projeto, Russel conseguiu finalmente lançar o primeiro sistema de gravação e reprodução digital-ótico, que em 1970 foi patenteado. A ideia consistia em gravar em uma placa de plástico fotossensível, pequenos pedaços de claro e escuro, cada um com ummicrodiâmetro.
Russell continuou a refinar o CD, adaptando-o para qualquer tipo de dados digitais. No começo o projeto de CD foi pouco visado por investidores, porém aos poucos grandes empresas como Sony e Philips perceberam o real valor da nova tecnologia.
2.2 Fabricação
2.3 Características da Mídia
O CD é um disco com cerca de 12 cm de diâmetros e aproximadamente 1.2 mm de espessura. O CDé composto por três camadas. A mais espessa, composta por Policarboneto, é a primeira camada. A segunda camada é reflexiva, composta por um metal reflexivo, geralmente alumínio. A função desta camada está em refletir o laser emitido pelo leitor, permitindo assim a leitura dos dados contidos na camada de policarboneto. Na última camada é aplicado um verniz para que a camada reflexiva se proteja,uma vez que é muito frágil.
Além dos CDs prensados, existem aqueles graváveis e os regraváveis, que são discos virgens. Nos CDs graváveis existe uma quarta camada, chamada de camada de gravação aonde o reflexo vindo da camada reflexiva queima esta parte, formando alterações variáveis no material, o que constituem os dados armazenados na mídia. Já os CDs regraváveis possuem duas camadasdielétricas, que revestem a camada de gravação e eliminam o excesso de calor produzido durante a etapa de gravação. A camada de gravação deste CD consiste num material que em uma determinada temperatura, a camada retorna a seu estado normal.
As camadas de gravação podem ser compostas de cinco tipos diferentes de substâncias. Todas são orgânicas e geralmente são de um tipo plástico ou combustível, permitindoassim que sejam queimadas pelo laser do gravador. Cada tipo de camada de gravação possui seu respectivo desenvolvedor e se diferenciam pela cor predominante.
2.4 Armazenamento
A capacidade de armazenamento de um CD é distinta. Atualmente, os CDs podem alcançar mais que 900 MB.
Fonte: http://www.ic.unicamp.br/~rodolfo/Cursos/mc722/2s2008/Trabalho/g02_texto.pdf

2.5 Processos de gravação dedados
Em alguns CDs o processo de gravação é feito a partir de um laser que transforma a superfície de policarboneto em algumas depressões, o que torna a informação inalterada.
Enquanto nos CD-Rs, os dados são gravados por um feixe de laser de uma gravadora, este tipo de CD é fabricado com uma trilha de pré ranhuras onde o laser gravará os dados. O calor ocasionado pelo laser de alta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnologia cds/cd rw, Dvd e blue ray
  • blu ray
  • Blu-ray
  • Blu ray
  • Introdução do blu-ray
  • Trabalho Blu Ray
  • Manutenção de cd e dvd
  • Gravação cd e dvd mac

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!