História do Bom Retiro

Páginas: 6 (1349 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Historia de Bom Retiro - SP
A inauguração, em 1867, da São Paulo Railways, conhecida como "A Inglesa", e, mais tarde, da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, favoreceu a construção de galpões para depósitos de mercadorias, estrategicamente próximos das estações ferroviárias, ao longo de bairros como o Bom Retiro.Anteriormente, a presença de grandes chácaras e propriedades rurais caracterizou oconhecido bairro comercial do Bom Retiro como local, dentro da capital paulistana, convidativo à caça e pesca.Em torno de 1881, iniciaram-se os primeiros loteamentos que atraiam os imigrantes. O bairro constituía-se como um bairro residencial de cunho proletário.Em 1912, foi instalada no Bom Retiro a primeira Sinagoga de São Paulo, por iniciativa de judeus originários da Europa. Com o passar dosanos, o bairro chegou a abrigar 10 Sinagogas que atendem os grupos israelitas de diferentes origens. Dentre as contribuições culturais da colônia judaica à cidade de São Paulo, destaca-se o Teatro de Arte Israelita Brasileiro, o TAIB, também no bairro.Na década de 1930, o bairro sofreu um rápido processo de adensamento de comércio e residências, ao lado de pequenas chácaras, estábulos e mesmo deterrenos baldios.Outra grande comunidade que se agrupou no bairro foi a dos imigrantes árabes, tradicionalmente conhecidos como introdutores do sistema de venda, por crediário, de roupas e produtos de uso doméstico de porta em porta. A facilidade para financiar as compras fez o mascate árabe ser popularmente conhecido como "o turco da prestação".Ao final da década de 1950, a ocupação deestabelecimentos comerciais impôs-se às residências. Começaram a surgir as galerias e centros comerciais. Das matracas e dos pregões que eram a forma primitiva de anunciar seus produtos, os comerciantes árabes e judeus foram evoluindo para a criação dos bazares em pontos fixos, e para a formação de tais galerias que reúnem lojas diversas. Roupas, calçados, colchas, toalhas até aparelhos domésticos a preçosatrativos. Quase tudo pode ser comprado no Bom Retiro.No final do século XX, chegaram os coreanos. Com eles, cresceu a característica de mosaico comercial do bairro do Bom Retiro. A venda de produtos em atacado para pequenos comerciantes, que vem de outras regiões do Brasil e da América Latina, gera um grande movimento na economia do bairro. E proporciona oportunidades para os vendedoresambulantes, que praticam o comércio informal. Em função da situação econômica do país essa atividade cresce a cada dia, especialmente no bairro do Bom Retiro. Essas atividades, no entanto, não prejudicam o mosaico comercial que caracteriza o bairro.
Texto Original: Valentim de Souza, 2001.Fonte: Acervo Júlio Abe.Revisão: Fabio de Paula, novembro de 2002. 
Bom Retiro dos Imigrantes
 Bernardo Ricupero "O maiore distritto di Zan BaoloO maise bello e ch'io maise dimiroÉ o Bó Retiro" (Juó Bananére)
Juó Bananére nunca existiu. Mesmo assim, escreveu um dos mais ricos e reveladores retratos da São Paulo do início do século que se conhece: La Divina Increnca. A cidade era então primordialmente italiana. Nada mais natural, portanto, que um conterrâneo de Dante descesse ao inferno da jovemmetrópole e narrasse, num misto de italiano e português, as aventuras que pululavam pelas ruas da Paulicéia.
Nessas aventuras, o bairro do Bom Retiro tem um papel central. O que também não é de se estranhar. Afinal, desde a construção da São Paulo Railway, inaugurada em 1867, o bairro, devido a sua proximidade com as estações ferroviárias, se tornara um ponto efervescente para armazéns, que guardavam asmercadorias trazidas pela famigerada "inglesa". Não tardou que surgisse uma indústria que transformasse essas mercadorias, marcando definitivamente, com fisionomia operária, o Bom Retiro.
Alexandre Ribeiro Marcondes Machado, o verdadeiro autor de La Divina Increnca, estava situado de maneira privilegiada para descrever o que ocorria no bairro e na cidade. Apesar de ostentar um sobrenome...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do Bom Retiro
  • Brás e bom retiro história
  • Bom Retiro
  • Bom Retiro e seus imigrantes
  • Análise bom retiro
  • Comércio Bom Retiro
  • BOM RETIRO – Segundo Unidades de Informações Territorializadas (UITs)
  • Entrepartidas e Bom Retiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!