História do adn

Páginas: 6 (1488 palavras) Publicado: 11 de janeiro de 2011
História do ADN

Para entender melhor
Como Tudo Começou

O ADN foi descoberto como principal substância química do núcleo, aproximadamente ao mesmo tempo em que Mendel e Darwin publicaram seus trabalhos. Entretanto, no início do século 20, as proteínas eram mais consideradas como moléculas capazes de transmitir grandes quantidades de informação hereditária ao longo das gerações.

Embora oADN fosse conhecido por ser uma molécula muito grande, pensava-se que seus quatro componentes químicos estivessem unidos num padrão monótono como um polímero sintético. Além disso, até então não se achara nenhuma função celular específica para o ADN. Por outro lado, as proteínas eram importantes como enzimas e como componentes estruturais de células vivas. As proteínas também eram conhecidas comopolímeros de vários aminoácidos.

Estes polímeros são chamados polipeptídeos. Mas mais importante é que o alfabeto de proteínas de 20 aminoácidos possivelmente podia formar estruturas transportadoras de informação mais singulares do que o alfabeto de apenas quatro letras do ADN.

Estrutura
Estrutura: As fitas de ADN são longos polímeros formados por milhões de nucleóticos ligados uns aosoutros. Cada nucleotídeo consiste de um açúcar (desoxirribose) ligado a um lado para um grupo de fosfato e ligado ao outro lado para uma base de nitrogénio. Existem duas classes de bases de nitrogénio chamadas purinas (estruturas aneladas duplas) e pirimidinas (estruturas aneladas simples). As quatro bases no alfabeto do ADN são: Adenina (A) - purina Guanina (G) – purina Citosina (C) – pirimidinaTimina (T) - pirimidina

Watson e Crick
Watson e Crick descobriram que o ADN tinha dois lados, ou filamentos, e que esses filamentos estavam torcidos juntos, como uma escada caracol - a dupla hélice, que também pode ser observada nas imagens. Os lados da escada compreendem as porções fosfato-açúcar dos nucleotídeos adjacentes ligados juntos. O fosfato de um nucleotídeo é ligado covalentemente aoaçúcar do próximo nucleotídeo. As ligações de hidrogênio entre os fosfatos fazem o filamento do ADN se torcer. As bases de nitrogênio apontam para dentro da escada e formam pares com bases no outro lado, como degraus. Cada par de bases é formado por dois nucleotídeos complementares (purina com pirimidina) presos juntos por ligações de hidrogénio. Os pares de base no ADN são adenina com timina (A-T) ecitosina com guanina (C-G).


Quem foi Friedrich Miescher
A história do ADN pode ser contada com seu início nas pesquisas de Friedrich Miescher sobre o núcleo celular. Em 1868, começou a trabalhar com glóbulos brancos onde se baseia sua experiência. Os glóbulos brancos formam grande parte dos pus das infecções, após ter coletado muito pus de curativos de um hospital loca, uso uma soluçãosalina para remover o pus dos curativos. Quando adicionou uma solução alcalina fraca, as células se alisaram e núcleos se precipitaram para fora da solução. A partir do núcleo da célula isolando uma substância química singular, que denominou de nucleína. Quimicamente falando, a nucleína possui alto teor de fósforo. Portanto a função principal da nucleína era armazenamento nuclear do átomo defósforo. E essa foi a participação de Miescher para a descoberta do ADN.

Friedrich Miescher

A descoberta de Phoebus Levene
Phoebus Levene no início da década de 1900, baseado da tese de Miesher que era uma mistura de proteínas e ácidos nucleicos, explicou melhor o que o ADN. Existem dois tipos de ácidos nucleicos. ADN o ácido desoxirribonucleico, é principalmente visto no núcleo, e o ARN o ácidoribonucleico, é visto principalmente no citoplasma. Então vamos entender do que é feito o ADN.
As proteínas são feitas de 20 subunidades diferentes que são os aminoácidos. Estes aminoácidos estão quimicamente ligados para formarem cadeias de proteínas. Com 20 aminoácidos diferentes dos quais podem formar, até mesmo uma pequena proteína pode ter milhões de combinações sequenciais. Por exemplo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é ADN
  • ADN O que é ?
  • O ADN
  • Adn stc7
  • adn e mutações
  • stc
  • ADN do kiwi
  • Extração de adn

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!