História de vida na pesquisa qualitativa

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 25 de maio de 2012
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa abordar a temática História de Vida nas pesquisas qualitativas. Embasados pelas idéias de Lakatos e Marconi, Haguete, Spindola e Santos, buscamos abordar de maneira sucinta conceitos sobre a história de vida, a sua importância para a pesquisa, um breve histórico de seu surgimento no Brasil e no mundo, assim como, suas formas de utilização.

2 HISTÓRIA DEVIDA NA PESQUISA QUALITATIVA
“História de vida é uma técnica de pesquisa social utilizada pelos antropólogos, sociólogos, psicólogos, educadores e outros estudiosos, como fonte de informação para os seus trabalhos.” (LAKATOS e MARCONI, 2010, p.123). Esta técnica para Thelma Spindola e Rosângela da Silva Santos (2003) inclui análise da narrativa de vida dos sujeitos sendo subsidiado pordocumentos que comprovem a veracidade dos fatos, dentre esse documentos podemos destacar: exames médicos, testes psicológicos e ate mesmo o próprio testemunho de parentes, entre outros. “Assim, a história de vida trabalha com a estória ou o relato de vida, ou seja, a história contada por quem a vivenciou.” (SPINDOLA; SANTOS, 2003 p.121).
Entende-se, portanto, que a história de vida é uma importantefonte de dados sendo considerado para alguns estudiosos como “técnica [...] indispensável, principalmente na fase inicial da pesquisa, como meio de exploração e flexibilidade, a fim de descobrir os dados mais relevantes e pertinentes ao trabalho cientifico.” (LAKATOS e MARCONI, 2010, p.123). Mas além de técnica, para Haguete ela também pode ser entendida com um documento.
A história de vida atendeprincipalmente ao propósito do pesquisador que do próprio ator social - entendendo o ator social como sujeito que não responde apenas as questões de entrevista, mas que é percebido em sua subjetividade – pois é uma técnica que busca a fidedignidade das experiências do ator social sobre seu mundo, evitando assim um mascaramento ou falseamento de informações fornecidas.
Segundo Haguete, para queisso ocorra é necessário que o pesquisador tome algumas medidas:
1. Assegurar que o ator social forneça todas as informações de que ele necessita, buscando que nenhum fato seja omitido;
2. Garantir que as informações recebidas sejam checadas com outras evidências;
3. Buscar que as interpretações do ator social sejam honestamente fornecidas.
É necessário esclarecer que a história de vida nãopode ser considerada
como autobiografia convencional, pois esta é uma narrativa escrita pelo próprio indivíduo, enquanto a história de vida é uma narrativa do sujeito fundamentada por documentos, informações e análise interpretativa do pesquisador.
Antes de nos determos a outras características da história de vida abordaremos de forma sucinta sobre sua origem a nível internacional e nacional.A primeira utilização da técnica história de vida em publicações ocorreu em 1927 com os autores Thomas e Zhaniecki, sendo posteriormente difundidas por uma série de autores, entre eles Clifford Shaw. Na década de 1950, o Brasil passa a utilizar essa técnica de coleta de dados, sendo utilizada inicialmente pelos sociólogos Fernando Henrique Cardoso (FHC), Leôncio Martins Rodrigues, entre outros.Porém essa técnica não tinha tanta relevância no Brasil quanto nos Estados Unidos da América (EUA), pois era considerada um instrumento fundamental de pesquisa, enquanto no Brasil era tida apenas como uma técnica subsidiária. (LAKATOS e MARCONI, 2010).
Para Haguete (2010), esta afirmação pode ser confirmada por dois indicadores: o primeiro é a pouca utilização da história de vida dentro deproduções sociológicas brasileiras, e a segunda a escassez ou inexistência de publicações sobre metodologias qualitativas. Sendo que o primeiro indicador é explicado pelo fato de que na década de 1950 a sociologia brasileira e os nomes representativos dessa época, baseavam-se pelo método positivista, desconsiderando a essência e se direcionando a partir do imediato. Porém esse fato de modifica em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tiradentes pesquisa sobre a vida e história
  • pesquisa qualitativa
  • Pesquisa qualitativa
  • PESQUISA QUALITATIVA
  • Pesquisa qualitativa
  • Pesquisa Qualitativa
  • pesquisa qualitativa
  • Pesquisas qualitativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!