HISTÓRIA DE SUCESSO: Rochas Ornamentais: Um momento de decisão

Páginas: 7 (1544 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO. 3
2 DESENVOLVIMENTO. 4
3 considerações finais. 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO.
A Cidade da Região Noroeste Fluminense, Santo Antônio de Pádua, tem como sua principal atividade econômica a produção de rochas ornamentais.
Nabusca de solução para a desarticulação do setor, entre as empresas, onde havia ameaça à sobrevivência do negócio, os empresários reuniram-se a fim de encontrar soluções para problemas em comum.
As 22 empresas que se uniram, conduzido pelo SEBRAE, houve a possibilidade de articular uma ação do grupo em direção ao mercado externo. Entretanto nas 22 empresas havia uma que se destacava por possuirtodo o maquinário de linha avançada e também por apresentar a capacidade de produzir grande volume de peças com qualidade, alem de possuir experiência em negociações com outros países, sendo, as demais empresas familiares de pequeno porte, possuindo equipamento e estruturas quase que artesanais.
Em abril de 2002, na produção do primeiro contrato, a empresa ancora abandona o grupo e passa a operarisoladamente. Diante de tal surpresa os 21 empresários encontravam-se diante de uma dramática decisão: suspender o projeto de exportação ou capacitar-se para atender os padrões e vigências do mercado internacional em tempo.
Diante dos fatos e de acordo com a matéria vista no semestre aprendemos com a psicologia organizacional, inicialmente denominada psicologia da indústria, onde nos ensina quehá uma atuação sobre os problemas organizacionais ligados a gestão de RH.
Dissertaremos também em relação a liderança exercida pela gestão de pessoas, onde encontramos agentes ativos, que se tornam indispensáveis nas organizações, empresas ou grupo associativistas.


2 DESENVOLVIMENTO.
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de rochas ornamentais do mundo. Entre os estados quemais produzem destacam-se os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
As rochas chamadas ornamentais são aquelas submetidas ao polimento utilizadas com fins decorativos na superfície do objeto. Sendo utilizadas amplamente para revestimento externo de prédios, pisos, paredes, etc.
A produção e o consumo das rochas ornamentais no Brasil apresentou um grau de crescimento notável nas últimasdécadas, encontram-se concentrada mais precisamente no sudeste do país, no Estado do Espírito Santo, não descartando também em outros Estados e Municípios do sudeste.
O Município de Santo Antônio de Pádua, situado na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, uma região carente, foi privilegiado pela natureza. Possui uma reserva mineral constituído de gnaisse, rocha metamórfica de fácildesplacamento, de grande aceitação no mercado interno, e com grande potencial para exportação.
As 200 empresas do setor estava passando por sérios problemas, pois só atendendo o mercado interno não estava sendo suficiente para cumprir com suas responsabilidades. Os empresários, numa postura passiva, sujeitavam-se em passar seus produtos com preços abaixo de custo de produção ocasionando um colapso emseus empreendimentos.
Não havendo processo de gestão e controle de custos, a produção de rochas ornamentais era voltada em sua maior parte para o mercado interno. A fim de atender o mercado interno não era necessário cumprir e se fazer valer algumas exigências adotadas pelo mercado externo como, por exemplo:
Técnicas de padronização, resistência do material, absorção da água, dimensionamento, core outros.
Com base para a melhora da dura realidade em que enfrentava, o grupo procurou o SEBRAE, para discutir caminhos e alternativas de superação dos obstáculos, após receber uma proposta de contrato de exportação para um grupo espanhol. Iniciando assim a metodologia de redes associativas, que foi empregada pelos técnicos do SEBRAE. Paralelamente um consultor de mercado, especializado em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!