História de matias barbosa

Páginas: 7 (1637 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
.O português Matias Barbosa, sertanista e grande potentado obteve, em 1700, a concessão de sesmaria às margens do rio Paraibuna. Esta sesmaria deu origem ao atual município.

Situado na divisa do estado de Minas Gerais com o do Rio de Janeiro, foi criado o Registro de Matias Barbosa. Os registros eram postos de fiscalização e alfândega interna e onde eram cobrados os tributos das mercadoriasque circulavam. Eles existiram em vários pontos do território da Capitania. Os registros integravam o sistema de cobrança de impostos pela Coroa portuguesa e que se definiam por uma persistente tendência de tudo tributar.



Em volta do Registro de Matias Barbosa formou-se um povoado, que, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Matias Barbosa, foi elevado a distrito do município deJuiz de Fora em 1885. Em 1911, o distrito passou a ser apenas Matias Barbosa e com essa denominação foi elevado a município, em 1923, sendo seu território desmembrado de Juiz de Fora.




MATIAS BARBOSA - DA FUNDAÇÃO AOS DIAS DE HOJE

1698 – O ilustre bandeirante Garcia Rodrigues Paes, buscando uma via de penetração que encurtasse as comunicações entre Rio de Janeiro e as ricas minas deouro e pedras preciosas, empreende arriscada aventura pelos sertões de Minas Gerais, aventura esta que resultaria em excelente estrada que ia do Rio de Janeiro a João Gomes (Santos Domont) era o CAMINHO NOVO.

1700 – O soldado, bandeirante e aventureiro português MATHIAS BARBOSA DA SILVA, há vários anos residente no Brasil, chega a Minas Gerais em busca de fortuna, como ajudante de auxiliares DomFernando Martins Mascarenhas, superntendente das Minas de Ouro.

09/03/1709 – Outorgada a Mathias Barbosa da Silva carta de sesmaria que compreendia uma légua de testada, correndo pelo caminho Novo, e três léguas de sertão, no Rio Paraibuna, confrontando com as roças de Simão Pereira de Sá e as de Antônio de Araújo. Apesar de nunca Ter residido nesta sesmaria, ali surgiu a fazenda de NossaSenhora da Conceição, por qual surgiria a cidade que recebeu seu nome.

25/07/1742 - Falece em Vila Rica Mathias Barbosa da Silva, rico e poderoso, deixando imensa fortuna para seus descendentes.

1752 - Instalado nas roças de Mathias Barbosa o Registro do Caminho Novo, para cobrar altos impostos de quem ia e vinha para Minas Gerais, o Registro foi o responsável pelo desenvolvimento do local, emtorno do qual surgiram as primeiras casas.

1776 - O Tenente-Coronel Manoel do Vale Amado, importante e influente personagem da história mineira, compra sesmaria de Mathias Barbosa da Silva e seus descendentes e manda erigir, para sua residência, a sede da Fazenda de Nossa Senhora da Conceição, que em 1777 encontrava-se concluída e que durante séculos, seria a construção mais antiga do povoado.Na mesma época foi erigida a Capela de Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga construção de Matias.

1789 – Criada no povoado de Matias Barbosa uma parada dos correios, que estabelecia ligação entre o Rio de Janeiro e Vila Rica.

1793 - Matias entra na triste história da Inconfidência Mineira ao ver pernoitarem na Fazenda de Manoel do Vale Amado os inconfidentes que se dirigiam, presos, aoRio de Janeiro, para ali serem julgados e deportados. O fato foi belíssimamente retratado por Antônio Parreiras no célebre quadro “A Jornada dos Mártires”, que se encontra exposto no Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora.

1799 - Instalado o serviço postal em Matias Barbosa, como posto intermediário entre Vila Rica e o Rio de Janeiro.

03/11/1801 – Falece em Matias Barbosa o já então CoronelManoel do Vale Amaro, personagem brilhante e ativo participante dos principais fatos históricos das Minas Gerias do século XVIII.

1822 – Matias Barbosa recebe a visita de D. Pedro I, em sua vinda a Minas Gerais para normalizar distúrbios em Vila Rica.

04/01/1822 – O Registro do Caminho Novo passa a funcionar como alfândega e alguns anos mais tarde, seria suprimido, originando o declínio do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história de Ruy Barbosa de Oliveira
  • A Historia do Ministro Joaquim Barbosa
  • Levantamento qualitativo das técnicas agropecuárias adotadas pelos produtores rurais de...
  • CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA – MICRO-BACIA DO CÓRREGO BOA SORTE – MATIAS BARBOSA
  • Barbosa
  • Barbosa
  • Barbosa
  • MATIAS AIRES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!