História de Marília-SP

Páginas: 4 (872 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
História da fundação da cidade de Marília
 
Em 1923, Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva foram os pioneiros da região, desbravaram terras próximas aos rios Feio e Peixecujo nome dado foi Alto Cafezal.
Um deputado da época, Sr. Bento de Abreu Sampaio Vidal, originário de São Carlos e Araraquara, em 1926, procede o loteamento de seu patrimônio.
Cel. José Brás (José daSilva Nogueira), origem familiar de Itapetininga SP, em 1927, faz sua “entrada” em Marília. Os Nogueira tinham cerca de 40% das terras da fazenda Bomfim. Suas faixas de terras foram loteadas eprincipiou o processo civilizatório de Marília, antigamente espigão do Alto Cafezal. Hoje, onde temos a Rua Cel. Galdino de Almeida, Av. Rio Branco e Cel. José Brás (José da Silva Nogueira) passando pelavila Barbosa até as universidades (Univem, Unesp e Unimar) eram terras desbravadas pelos Nogueira e Almeida. Descendentes dos antigos Nogueira ainda continuam residindo em Marília.
A Companhia Paulistade Estradas de Ferro vinha avançando seus trilhos de Piratininga até chegar a Lácio; e de acordo com o esquema dessa companhia, as estradas que iam sendo inauguradas no ramal, eram denominadas porordem alfabética; sendo que o próximo ramal deveria ter seu nome começado pela letra “M”. Foram propostos vários nomes, como “Marathona”, ‘Mogúncio” e “Macau”, mas Bento de Abreu não ficou satisfeito comnenhum desses; em uma de sua viagens de navio à Europa leu o livro de Tomás Antônio Gonzaga “Marília de Dirceu”, de onde tirou o nome de Marília.
A cidade de Marília, com essa denominação foi criadapela Lei Estadual nº 2161, em 22 de dezembro de 1926, ainda como um distrito de Cafelândia. Em 1928 é elevada a categoria de município, por Lei Estadual nº 2320, de 24 de dezembro de 1928. Sendo quesua instalação oficial deu-se a 4 de abril de 1929, data em que é comemorado seu aniversário. É, por isso, um município relativamente novo.
 
 CURIOSIDADES SOBRE MARÍLIA

MARÍLIA TEVE A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propaganda de Academia em Marília-SP
  • História de sp
  • Relatório de Visista ao Bosque Municipal de Marília SP
  • Habitação em SP
  • História do colégio pm sp
  • Historia de Registro-SP
  • História/evolução de caieiras
  • HISTORIA DE JANDIRA SP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!