História de Madureira Império Serrano e Portela

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 21 de março de 2014
O que é cultura?
Procurando situar o ser no meio do contexto social, o ambiente e as reflexões culturais são os pilares do desenvolvimento da identidade de um povo, com suas características, o acúmulo de conhecimentos. Todos possuem cultura, sem ser uma inferior ou superior a outra, emitindo um valor a partir do referencial dos hábitos e costumes. É transmitida pela herança social do grupo,tanto do ponto de vista material como não material. São ideias, valores, crianças, vestuário, alimentação e etc.
Outra fonte de definição de cultura que definem um aglomerado de indivíduos, que são tratados como uma única coisa pelo meio da comunicação de massa, tornando um grupo de pessoas, alvo de propagandas que irão disseminar costumes, modos de pensar, falar e talvez, se comportar. A culturade massa diz respeito ao processo de industrialização, sendo assim, um produto da era industrial, não sendo feito por quem consome. É baseada na industrial cultural que se pautou e enraizou na era da Revolução Industrial, surgindo como cultura feita em série. Sendo assim, a promoção da deturpação do gosto popular se torna eminente, mas não fazendo parte da cultura popular ou das elites, é como umaterceira camada que complementa as culturas tradicionais.
Cultura popular é um termo de origem na Europa da Idade Média, em oposição à cultura dominante das elites, passando a representar um mundo diferente do oficial, representada pela nobreza, sendo assim, não religiosa, pois a igreja tinha fator cultural dominante, manifestando-se através da arte, folclore e também da própria religião.Avaliando como um todo, é tudo que o ser produz e que é consumido por aquele meio social comum, agregando sua identidade de valor cultural de acordo com o que cultuam. Há dualidade do conceito de cultura, quando relacionada aos diversos processos que a sociedade atravessa, até dentro de suas divisões de camadas de classes, se tem a ideia de que a cultura popular se detém a ideia de inferioridade,relevante apenas às classes menos favorecidas, diferente da erudita, sendo o oposto disso, por participar das instituições dominantes.
Porém, ambas podem ter a mesma sofisticação, mesmo não possuindo o mesmo status perante à sociedade. E erudição da cultura vem da legitimação dos costumes, sendo transmitido pelas instituições.

No Brasil, se tem a cultura baseada em costumes adotados por outras, mesmohavendo a cultura dominante. São traços da herança da colonização portuguesa, migração africana e de partes distintas da Europa, conceitos indígenas.
O coração da zona norte é Madureira
Bairro cortado pela linha férrea e principal polo de comércio da região, Madureira é um bairro de classe média e classe média baixa, que interliga outros pontos da cidade pela linha férrea e inúmeras linhas deônibus. Detém seu reduto por ser o ponto de encontro do comércio varejista. É lugar onde também se encontram duas das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro: Portela, a maior vencedora, esbanjando 21 campeonatos, e Império Serrano, campeã do Grupo Especial por nove vezes. Portela ainda dá nome a principal via do bairro, a Estrada do Portela, que dá acesso ao Madureira Shopping e aoParque inaugurado em junho de 2012 e tido como a maior área de lazer da cidade, superando o Aterro do Flamengo. Curiosidade ou não, o parque também conta com a Praça do Samba, reduto do samba de raiz e selado com os emblemas das suas escolas de samba locais.

O lugar é tratado como riqueza singular quando fala sobre cultura, seja se tratando de ser o berço de escolas de samba, seja pelo comércio,mas Madureira ainda trás o espírito do subúrbio carioca, por se localizar bem no coração dele, entre os bairros de Oswaldo Cruz, Cascadura, Vaz Lobo e Campinho, ainda podendo receber pessoas de todas as partes da cidade que procuram entretenimento.



O carnaval de blocos, ainda no ano de 1910, era parte do cotidiano da região, que na década seguinte, ganhou a primeira escola de samba, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Madureira, história do bairro.
  • Resumo História do Brasil império
  • Historia de educaçao brasil imperio
  • História da índia
  • História Brasil Império
  • História da educação
  • História- Império Bizantino
  • Trabalho de historia império romano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!