História de arte

Páginas: 7 (1700 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Introdução

No presente trabalho, apresentamos a religião no Egipto Antigo, com as suas crenças, mitos e simbolismos. A prática religiosa estava presente no dia-a-dia deste povo e era bastante valorizada, eram politeístas e acreditavam que os deuses possuíam vários poderes e que por isso marcavam e intervinham bastante nas suas vidas. Havia também a ideia de que os deuses sofriam umaantropomorfia, um exemplo disso era Anúbis que possuía cabeça de chacal e corpo de ser humano.
Verificamos ainda que parte da vida dos mais abastados era dedicada a preparação da sua passagem terrena pala o além mundo; faziam ainda rituais e oferendas para os deuses a fim de conseguirem ajuda em suas vidas.
Outra crença importante era na vida após a morte, de acordo com esta convicção, omorto era julgado no Tribunal de Osíris, o seu coração era pesado e a partir daqui recebia o julgamento, aos bons ofereciam-lhe o paraíso, aos devoravam-lhe o coração e eram destruídos.
Assim sendo, vamos abordar todos os aspectos relacionados com a vertente simbólica e religiosa adjacente à arquitectura egípcia.















Culto aos mortos


Segundo oprincípio da continuação da vida após a morte, este povo acreditava que todas as pessoas para além do seu corpo físico tinham também uma alma (Ba) e outro espírito (Ka). Depois da morte, Ba continuava a sua vida terrena e de noite vinha descansar no seu corpo. O Ka permanecia numa viagem constante entre o mundo real e o além vida.
Assim a cultura egípcia assentava nos ideais que a vida, depois dapassagem era semelhante à terrena, contudo, de melhor qualidade; nota-se pela decoração dos túmulos, nestes estavam presentes a forma como eles imaginavam o que poderiam encontrar depois da morte.
No entanto, só uma boa conduta na Terra permitia uma passagem tranquila. Eram nas tumbas que estavam presentes as representações do juízo final; nestas o coração frequentemente aparecia numa balança comuma pena como contrapeso, os que não estivessem equilibrados eram julgados como pessoas que tiveram atitudes negativas em vida e eram destruídos para sempre.


A fé dos Egípcios


A fé que os egípcios depositavam nas imagens adquiriu ao longo dos tempos um carácter sagrado e racional.
As representações que deixaram observar os pormenores detalhados da vida egípcia destinaram-se adar um suporte real aos objectos e personagens que deveriam acompanhar o morto, para que ao longo da sua morte pudesse usufruir da mesma vida que tivera durante a sua estadia terrena.






A concepção da morte no Antigo Egipto


A concepção da explicação para a morte por parte dos antigos egípcios demonstra-se bastante diferente das de muitas culturas contemporâneas e estáenvolta num grande simbolismo.
Segundo o sistema de crenças egípcio, a morte era o processo em que a alma se libertava do corpo, assim sendo, acreditavam que a morte era um estágio marcado pela mudança para outro tipo de existência.
Existia uma grande preocupação em conservar o corpo dos falecidos, pois eles entendiam que o corpo era a morada da alma.
Para tal, sucederam variadastécnicas de mumificação bastante eficazes e
aquando da morte iniciava-se o processo de mumificação. O primeiro passo consistia na remoção dos órgãos internos, incluindo as vísceras, através dum corte transversal que se dava num dos lados. Também o cérebro era retirado, apenas o coração permanecia no corpo, uma vez que este era o símbolo da inteligência e da força da vida.

[pic]
Fig. 1 – Exemplode mumificação


Pós-mumificação


Após a mumificação, o corpo era colocado num sarcófago e posteriormente depositado num túmulo
Através da posição de alguns túmulos conseguiu descobrir-se qual a posição hierárquica dos mortos.
Nas mastabas eram sepultados os sacerdotes e faraós, construções em trapézio com dois compartimentos, um para o sarcófago e outro para as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da arte- arte romana
  • HISTÓRIA DA ARTE VIVENCIANDO A ARTE
  • História da arte, arte nouveau
  • História da Arte e o Ensino da Arte
  • Arte e história
  • Historia da arte
  • História da arte
  • historia da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!