História de angola

Páginas: 14 (3438 palavras) Publicado: 10 de maio de 2012
Introdução
Actualmente, vivemos num mundo onde a natureza é profundamente agredida. Toneladas de matéria-prima, geradas dos mais diferentes lugares do planeta, são industrializadas e consumidas criando rejeito e resíduos, que são chamados de lixo. Assim, lixo é todo material descartado, proveniente das actividades humanas. É importante lembrar que o lixo gerado pelo homem é apenas uma pequenaparte da montanha acumulada todos os dias, composta pelos resíduos de outros sectores.
As águas são contaminadas pelo lançamento de materiais poluentes nos mares, rios, lagos, produtos químicos e esgoto sem tratamento são os principais poluentes das águas e a poluição das águas é um processo bastante trabalhoso.
A poluição do solo  é causada pelos lixos que são jogados em locais impróprios e quedemoram a se decompor, e por componentes químicos. Surge o aterro sanitário como solução da deposição final de resíduos sólidos gerados pelas actividades humanas, neles são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construções, ou dejectos sólidos retirados do esgoto evitando assim a poluição dos solos e da água.
O tratamento adequado do lixo visa a busca dealternativas aos modelos actuais de desenvolvimento socioeconómico e ambiental.
Esses aterros sanitários são muito importantes tanto para a saúde quanto para a conservação do meio ambiente e dos seres que nele vivem. Sem eles, a contaminação do solo é certa e os recursos hídricos são ameaçados.

Objectivo Geral
O objectivo do estudo do aterro sanitário é de conhecer e propor medidas que possamser vantajosas para os seres vivos e o meio ambiente.

Objectivo específico
O aterro sanitário possui alguns objectivos específicos dentre eles destacamos os principais que são:
* Operar o aterro sanitário dentro do conceito de sustentabilidade, minimizando custos operacionais e maximizando os benefícios sociais e ambientais.

* Reduzir a emissão de gases de efeito estufa (metano)gerado na operação de aterro sanitário.

* Gerar energia eléctrica através do biogás produzido no aterro sanitário.

* Fornecer energia eléctrica para o funcionamento dos equipamentos e veículos utilizados no próprio aterro sanitário;

* Fornecer energia eléctrica para o funcionamento de equipamentos utilizados em actividades de reciclagem a serem operados por comunidades de baixarenda.

* Desenvolver metodologia de implantação de projectos de Mecanismo de desenvolvimento Limpo.

Metodologia
Através da adequação das instalações físicas do aterro (células, sistema colector de gás, queimadores, medidores, processo de tratamento de efluentes) e instalação de sistema gerador de energia eléctrica utilizando gás metano.

I. Pesquisa Bibliográfica
I.1.Conceito

Oaterro sanitário é a forma de disposição final de resíduos sólidos urbanos no solo por meio do seu confinamento em camadas cobertas com terra, atendendo às normas operacionais, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.
Esse método de disposição final dos resíduos deve contar com todos os elementos de protecção ambiental:
* Sistema deimpermeabilização de base e laterais;
* Sistema de cobertura;
* Sistema de colecta e drenagem de líquidos percolados;
* Sistema de tratamento de líquidos percolados;
* Sistema de colecta e tratamentos dos gases;
* Sistema de drenagem superficial;
* Sistema de monitoramento.
A impermeabilização do solo, antes da deposição do lixo, é feita por meio de camadas de argila e umageomembrana de polietileno de alta densidade (PEAD) para evitar infiltração dos líquidos percolados (chorume) no solo.
O lixo é depositado sobre o terreno e depois recoberto com camadas do solo do próprio local, isolando-o do meio ambiente. Formam-se então câmaras, nas quais é produzido o gás e liberado o chorume.
O chorume é captado por meio de tubulações e escoado para tanques de tratamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História de Angola
  • Historia de angola
  • História de Angola
  • História de angola
  • História de Angola
  • História de Angola
  • História de Angola
  • Historia de angola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!