História de adam smith

Páginas: 7 (1687 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Adam Smith

São Paulo
2013
Sumário

Infância e Juventude............................................................. 3
Inicio da vida acadêmica....................................................... 3
Das primeiras aulas lecionadas à cadeira em Glasgow................4
Teoria dos Sentimentos Morais...............................................4
Teoria dos Sentimentos Moraix X Riquezadas Nações................5
Tutoria do Duque de Buccleuch................................... ........5
Os Fisiocratas........................................................................5
Retorno a Londres e "A Riqueza das Nações".............................6
Morte de David Hume.............................................................6
Morte de AdamSmith.............................................................7
Coerência..............................................................................8
Referências............................................................................9

Segundo relatos de seu principal biógrafo John Rae, em 05 de junho de 1723, em Kirkcaldy, Fife, Escócia, nasce Adam Smith, filho de Margareth Douglas, uma descendente de proprietáriosde terras na mesma região de nascimento de seu filho, e Adam Smith, advogado e funcionário público.
Por ter perdido o pai antes de seu nascimento, Smith foi criado apenas pela mãe, figura apontada como grande amor de sua vida e grande apoiadora e encorajadora na construção de sua carreira como acadêmico.
Ainda muito jovem, aos 4 anos de idade, Smith foi sequestrado por um grupo de ciganosquando visitava a casa de seu avô em Strathendry, nas margens do Leven, sendo encontrado e devolvido para Margareth logo após o ocorrido.
Adam Smith iniciou seus estudos em 1729, aos 6 anos de idade, no Burgh School of Kirkcaldy (que segundo Rae era uma das melhores instituições de ensino da Escócia naquele tempo), onde aprendeu latim, matemática, história e escrita até o ano de 1737, com então 14anos.
Ao completar 15 anos de idade, iniciou sua formação acadêmica na Universidade de Glasgow, onde teve seu primeiro contato com o "inesquecível" mestre Francis Hutchenson, filósofo e teólogo presbiteriano, conhecido por suas teses em Ética. Hutchenson lecionava Filosofia Moral e foi o maior influenciador de Smith em sua carreira, sendo ele influenciado pelos conceitos de Estado de Natureza deJohn Locke, em conflito com Thomas Robbes, onde há a afirmativa de que o indivíduo precede a sociedade e não o contrario, sendo os mesmos seres cooperantes num estado de mutuo bem estar contratualista.
Pouco mais tarde, em 1740, Smith aceita uma bolsa de estudos para o Balliol College, Oxford, onde esperava refinar sua pesquisa nos clássicos da literatura, mas tal experiência foi de pouca valiapara sua formação uma vez que naquele tempo ainda era forte a influência religiosa nos quadros docentes da universidade, característica que vedava em grande parte o racionalismo dos estudantes, levando-o a abdicar da bolsa em 1746 quando retornou à Escócia vivendo com sua mãe por dois anos.
Em meados de 1748, Adam Smith começa a lecionar retórica e literatura em Edimburgo sob o patronato deLord Kames, filosofo e advogado, figura marcante no Iluminismo e grande amigo de David Hume (que tornar-se-ia grande amigo de Smith em meados de 1750, até sua própria morte em 1776). Neste contexto Adam, cerca de dois anos após iniciar suas aulas, em um curso sobre problemas econômicos entre 1750 e 1751, expõe pela primeira vez a filosofia econômica do "sistema simples e obvio de liberdade natural",que afirma basicamente a não necessidade de interferências do estado nas questões relacionadas ao enriquecimento de uma nação, apoiando-se no fato da existência de uma harmonização natural da sociedade, de modo a alinhar os interesses individuais com o interesse social para o crescimento econômico. Esta linha de pensamento, influenciada pelo principal problema da filosofia política de Hobbes e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adam Smith
  • Historia do Pensamento Economico Cap. 5 Adam Smith
  • Adam smith
  • adam smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!