História de Água Branca- AL

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014
A cidade de Água Branca está localizada na região Nordeste, na micro-região do Sertão Alagoano, com uma altitude de 550 metros acima do nível do mar. Possui 195 localidades e abrange uma área de 456, 7 km². Estima-se sua população em cerca de 20.000 habitantes. O nome Água Branca, originou-se de um conjunto de fontes naturais com límpidas águas existentes na região. Foi denominada MataPequena, Matinha de Água Branca, e por último, ''Água Branca''.
Os primeiros desbravadores dessas terras foram membros da família Vieira Sandes, oriundos de Itiúba, pequeno povoado próximo a Porto Real do colégio, em Alagoas. Atraídos pelas riquezas da região, pastagens e fertilidades do solo, o capitão Faustino Vieira Sandes (desbravador do município ) com seus irmãos, José Vieira Sandes e JoãoVieira Sandes arrendaram grande quantidade de terra aos sesmeiros e começaram a explorar a região. Em 1770 foi construída a primeira igreja em plena mata, pelo Major Francisco Casado de Melo, equidistante de três núcleos de povoamento: Várzea do Pico, Olaria e Boqueirão, atualmente denominada Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em 1º de junho de 1864, foi criada a freguesia de Nossa Senhora daConceição, subordinada à Diocese de Penedo pela Lei nº 413. Até o século XVII, o território de Água Branca pertencia a Paulo Afonso (Província de Alagoas ) conhecida pela denominação de Mata Grande da qual constituiu-se por muito tempo um distrito judiciário. À sesmaria de Paulo Afonso conhecida por Mata Grande, pertencia também o território do município de Piranhas e hoje os atuais municípios deDelmiro Gouveia, Olho D'Água do Casado e Pariconha. Em 24 de Abril de 1875, o povoado foi emancipado e instituído a Vila de Água Branca. Por divergências políticas, a Várzea do Pico, onde se realiza as grandes feiras de gado, foi chamada de Vila do Capiá e em 1893 passou a ser sede da vila de Água Branca. Somente em 02 de junho de 1919, através da Lei nº 805 a vila passa a categoria de cidade de ÁguaBranca.
Com a evolução dos municípios de Estado de Alagoas, que teve inicio no ano de 1636, desencadeou-se o processo de independência de vários municípios alagoanos e dentre eles os atuais municípios de Mata Grande, Água Branca, Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D' Água do Casado e Pariconha.
Centro Histórico
O centro histórico da cidade é representado pelas Igrejas, Casarios, Casa doBarão de Água Branca, Praça de Nossa Senhora do Rosário, Praça da Matriz e Praça Fernandes Lima. Este conjunto arquitetônico é um dos maiores atrativos. Além da beleza é realmente uma grande obra de arte. Pois possui na sua arquitetura o estilo Barroco e Colonial.
Religiosidades
Igreja de Nossa Senhora do Rosário- (1º construção feita em plena mata) equidistante de três núcleos de povoamento:Várzea do Pico, Olaria e Boqueirão, construída no ano de 1770, pelo Major Francisco Casado de Melo, apresentando características do século XVII, isto é: fachada com frontão triangular, telhado de beira-seveira. Na parte interna destaca-se um arco cruzeiro com capitéis elegantes, chave em ogiva e altares laterais com detalhes em madeira ao seu redor. Possui para a devoção de seus fiéis as imagens de:Santo Antônio- Século XIX, com grande resplendor em prata
Nossa Senhora das Dores- Século XIX
Nossa Senhora da Apresentação- Século XIX
São Sebastião Popular
Nossa Senhora do Rosário, com menino vestido, princípios do Século XIX, formado assim um patrimônio religioso de grande valia.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição- De estilo Barroco, foi construída no ano de 1871 (Século XIX),pelo Capitão- mor, Joaquim Antônio de Siqueira Torres (Barão de Água Branca ) com uma área de 1.100 m². Sua beleza encantadora nos faz dizer principal cartão postal da cidade. No seu interior encontramos as imagens de:
São José- Com resplendor dourado
São João do Menino.
Senhor dos Passos.
São Joaquim- Com rico resplendor dourado.
Senhor Morto- em talha bastante simples com braços móveis....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História de Água Branca SP
  • História de AL
  • Acessibilidade
  • Urbanização água branca sp
  • Água Branca: Projetos Urbanos
  • Rppn agua branca
  • PSF – ÁGUA BRANCA
  • parque da agua branca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!