História das pilhas

Páginas: 7 (1675 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
As pilhas elétricas sempre  estão presentes no nosso dia-a-dia, seja nos controles remotos, máquinas fotográficas, rádios ou brinquedos. Por meio de reações de óxido-redução, estes dispositivos são capazes de transformar energia química em energia elétrica.
A história das pilhas se inicia em 1600, quando o físico alemão Otto von Guericke idealiza a primeira máquina capaz de produzireletricidade. Tratava-se de um globo de enxofre que gerava centelhas quando girado e friccionado.
No século XVIII, o médico e investigador italiano Luigi Galvani descobriu que a eletricidade poderia ser armazenada nos músculos, e que os nervos eram capazes de transferir essa energia. A eletricidade que Galvani se referia é originária de reações químicas no corpo humano. Sua descoberta foi de sumaimportância, pois foi a partir dela que os estudiosos começaram a investigar o uso da química na geração da energia elétrica.
Um desses estudiosos foi o físico italiano Alessandro Volta, considerado o criador das pilhas elétricas. Após vários estudos, Volta percebeu que os melhores componentes químicos para a produção de eletricidade eram o zinco e a prata. Por volta de 1800, o mesmo elaborou um dispositivoformado por várias camadas destes dois metais, separadas por um disco de material poroso embebido em uma solução de sal.
A pilha de Volta foi muito importante para a evolução da eletroquímica, fato que o levou a ser, inclusive, nomeado conde em 1810, por Napoleão Bonaparte.


Classificação dos geradores quanto ao tipo
Todos os geradores eletroquímicos desenvolvidos com base na pilha de Voltasão constituídos essencialmente de dois eletrodos e um eletrólito, mesmo que sejam diferentes entre si por muitas outras características. Dependendo do trabalho que desenvolvem e de suas propriedades específicas, os geradores eletroquímicos podem ser classificados em dois grupos:
Geradores eletrolíticos primários que não podem ser recarregados; 
Geradores eletrolíticos secundáriosrecarregáveis.
Os geradores eletrolíticos primários são aqueles que produzem um único processo de descarga, pois suas reações químicas internas são irreversíveis. Dessa maneira, no final de um determinado período de uso, o gerador se esgota, pois seus componentes internos se degradam completamente.
Os geradores primários simples são chamados pilhas. Ao conjunto de duas ou mais pilhas (ou células) e aosgeradores do segundo grupo dá-se o nome de bateria. Os geradores secundários incluem todos os modelos de equipamento que permitem cargas e descargas repetidas. Isso acontece porque as transformações químicas que se verificam no interior dos geradores podem ser revertidas se aplicar-se sobre seus terminais determinadas tensões e correntes elétricas.
No grupo de geradores primários destacam-se osseguintes tipos de pilhas: 
Pilha de zinco-carbono 
Pilha alcalina
Pilha de mercúrio 
Pilha de prata 
Pilha de lítio.
No grupo de geradores secundários destacam-se dois tipos que têm aplicações muito diversas:  
Bateria de chumbo  
Bateria de niquel-cádmio.

Classificação das pilhas
a) Pilhas de zinco-carbono
Essas pilhas podem Ter outro formato além do cilíndrico, como por exemplo, o de umparalelepípedo, com os dois pólos numa das faces. Seus terminais, neste caso, também são de formato diferente e colocados de modo que possam receber um sistema de ligação por pressão.
A estrutura interna da pilha de zinco-carbono é igual à da pilha constituída pelo químico Leclanché. Servindo-se de um vaso, ele usou como eletrodos para o pólo positivo um pequena barra de carvão, colocada numsaquinho de tela resistente juntamente com uma mistura de grafite e bióxido de manganês. Para o pólo negativo utilizou uma pequena barra de zinco. O líquido que envolve as duas barras, também chamado de eletrólito, é uma solução de sais de amoníaco e água.
Denominadas pilhas secas as pilhas atuais contêm, no centro do cilindro que constitui sua cápsula, uma barra de carvão. Em torno dessa barra de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • história da pilha
  • História das pilhas
  • Pilhas
  • Pilha
  • pilhas
  • Pilhas
  • Pilha
  • Pilhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!