História das mulheres e relação de genero

Páginas: 13 (3186 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNEROS.

Jaciara da Silva Pereira
Profª. Tatiana Farias
Centro Universitário Leonardo da Vince - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0215) - Prática Educativa
19/06/12


Resumo

Hoje em dia o movimento de mulheres tem falado muito em gênero. Isto é um conceito útil para explicar muitos dos comportamentos de mulheres e homens em nossasociedade, nos ajudando a compreender grande parte dos problemas e dificuldades que as mulheres enfrentam no trabalho, na vida política, na sua vida sexual, reprodutiva, e na família. É por isso que o movimento de mulheres discute tanto sobre gênero, para as sociedades masculinas e femininas tem valores diferentes, assim as relações de gêneros produzem distribuição desigual de autoridade, de poder e deprestígio entre as pessoas de acordo com seu sexo. A situação nos últimos tempos tem mudado e cada vez mais um número maior de mulheres está saindo do lar e estão ingressando no mercado de trabalho, no entanto, as desigualdades ainda permanecem, mas o que levam essas mulheres ao mercado de trabalho e necessidade manter sua família ou a busca de mudar essa realidade de ser e independente, as relaçõesde gênero e as representações de gênero não varia apenas de um povo para outro, dentro uma mesma sociedade elas também pode mudar de acordo com a classe social da pessoa dependendo da raça e cor. É por isso que a situação entre as mulheres é muito diferente entre si, mesmo que todas as mulheres compartilhem a vivência da discriminação e da opressão.

Palavras-chave: Mulher, Desigualdade,Gêneros, Mercado de Trabalho, Vida política e social.














1. Relações de Gêneros.


Geralmente, as mulheres sempre enfrentaram desde meninas essa desigualdade de gêneros, na situação de meninas brincarem de bonecas dentro de casa, e dos meninos poderem sair pra rua jogar bola, ou na indiferença dos enxovais quando crianças os meninos usarem a cor azul e as meninas rosa, entãoessa desigualdade já vem berço. O
Sexo refere-se às características biológicas de homens e mulheres, ou seja, às características específicas dos aparelhos reprodutores femininos e masculinos, ao seu funcionamento e aos caracteres sexuais secundários decorrentes dos hormônios.
Gênero refere-se às relações sociais desiguais de poder entre homens e mulheres que são o resultado de uma construçãosocial do papel do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais. As relações de gênero são produto de um processo pedagógico que se inicia no nascimento e continua ao longo de toda a vida, reforçando a desigualdade existente entre homens e mulheres, principalmente em torno a quatro eixos: a sexualidade, a reprodução, a divisão sexual do trabalho e o âmbito público/cidadania.
Por ter genitaisfemininos ou masculinos, eles são ensinados pelo pai, mãe, família, escola, mídia, sociedade em geral, diferentes modos de pensar, de sentir, de atuar,
por exemplo, as meninas são incentivadas a serem passivas, sensíveis, frágeis, dependentes e todos os brinquedos e jogos infantis reforçam o seu papel de mãe, dona de casa, consequentemente por todas as tarefas de casa, começando por brincar deboneca e casinha de fazer comida de limpar a casa e os meninos brincam de guerra, eles estão em espaço desde que se dão conta que estão no poder. Para isto, em primeiro lugar, seria necessário que um programa de educação sexual não somente informasse e denunciasse que essas desigualdades existem, mas também facilitasse um processo de reflexão sobre as consequências dessas desigualdades, no âmbitosocial e pessoal, no sentido de motivar as pessoas para se comprometerem com as diferentes estratégias e ações para mudanças necessárias. Por meio da educação sexual seria necessário criar um programa para o controle dessas desigualdades para com as sociedades feministas.
As relações de gêneros, não é algo natural e sim criado pela sociedade através das diferenças de sexo.




1. A Inserção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História das mulheres e das relações de gênero
  • HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO
  • Gênero e História: homens, mulheres e a prática histórica
  • relação de genero
  • Relação de gêneros
  • Relação de genero
  • História das mulheres
  • Mulher questão de genero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!