HISTÓRIA DAS HUMANIDADES

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 12 de março de 2014

1
a-

Antigo Regime
Liberalismo
Economia
Moral dos pobres

Mercado Liberal
Sociedade
Estamental

Dos cidadãos
Política
Absolutista

Estado do Direito

b-

A revolução Industrial na Inglaterra teve múltiplos aspectos e fatores. Apoiou- se na mecanização rápida de importantes setores produtivos, outro apoio foi o crescimento do comércio exterior, especialmente com ascolônias. A sociedade inglesa transforma-se numa sociedade industrial por meio de grandes mudanças econômicas, sociais, políticas, e culturais. Mudanças essas marcadas por graves conflitos e contradições. Essas transformações tiveram naturalmente como cenário as grandes cidades, os novos centros da produção, do comercio e das finanças.

2 –
Reforma Religiosa

A Reforma Religiosa aconteceu no séculoXVI na Europa, onde vários religiosos fizeram uma serie de movimentos contestando autoridade do papa. Durante esses movimentos surgiram novas igrejas chamadas de protestantes, na qual não seguia comandos vindos do papa.
Um de seus motivos foi a existência de dois sistemas teológicos, dado significativo para divisão dos cristãos. A Igreja Romana seguia a teologia de São Tomas de Aquino quedefende o principio do livre arbítrio, enquanto os reformadores adotavam a teologia agostiniana sustentada na fé do individuo. Antes que o descontentamento fosse geral alguns membros da Igreja começaram fazer propostas visando reprimir os abusos.
A expansão do protestantismo abolou seriamente a tradicional supremacia religiosa de Roma sobre os continentes europeus. Para conter a difusão das ideiasprotestantes surgiu um movimento denominado Contra reforma, que ao mesmo tempo buscava fortalecer a Igreja papal e moralizá-la, adotando medidas que compuseram a reforma católica. Assim, verifica-se que também o catolicismo foi obrigado a adequar-se aos novos valores, decorrentes do desenvolvimento do capitalismo comercial. Uma arma eficaz da reação católica foi a criação da Companhia de Jesus,idealizada pelo espanhol Ignácio de Loyola.

Estados Nacionais

A formação dos Estados Nacionais aconteceu no período da história europeia compreendido na Baixa Idade Média  (Séculos XI a XIV), onde após a fracassada pretensão da Igreja de Roma de unificar o continente sob sua batuta, os diferentes povos europeus começaram a unir-se em torno de um grande líder, que fosse mais forte que os líderesregionais para unificar as diferentes e fragmentadas regiões que formavam a “colcha de retalhos” que era o mapa europeu da época.
Importante notar que a burguesia da época deu o apoio decisivo para que os estados nacionais se formassem. A força de líderes locais era um obstáculo deveras negativo para o desenvolvimento do comércio trans-europeu e das atividades financeiras, já que cada senhorlocal estabelecia suas próprias taxas, leis e regulamentações. O poder centralizado obviamente interessava ao monarca, particularmente, pois a nova ordem trazia o seu fortalecimento político, uma maior atuação administrativa e uma maior independência do poder da igreja.
Para a consolidação de tal realidade fazia-se necessário a formação de uma burocracia política e administrativa, bem como a de umexército nacional, obra a ser financiada pelos impostos cobrados à população, além do financiamento proporcionado por ricos banqueiros e comerciantes. Com esses importantes financiamentos, esses capitalistas pioneiros tornam-se patronos do Estado, recebendo vantagens comerciais e alfandegárias, desse modo, uma classe apoiava-se na outra, garantindo a realidade que permitia a uma classe a existênciada outra.
Do outro lado, os antigos senhores feudais locais começam a formar a classe da aristocracia, que, era virtualmente “sustentada” pelo monarca e pela burguesia, mantendo assim, o reino em paz, livre de conflitos internos. Tal situação transformava esses nobres numa classe parasitária, que de fato, em nada contribuía para o progresso social ou econômico do reino, vivendo às custas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da humanidade
  • a historia da humanidade
  • História da humanidade
  • a historia da humanidade
  • historia humanidade
  • Historia da Humanidade
  • A CATEQUESE FAZ HISTÓRIA NA HUMANIDADE
  • As drogas e a historia da humanidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!