História da tv

Páginas: 9 (2016 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2012
Desde a captura da primeira imagem até a popularização da Internet, vimos às diversas formas que as outras mídias se adaptaram as novas tecnologias. Sempre se fala em extinção de um canal de comunicação quando um novo canal surge, mas o processo que vemos é de adaptação de uma mídia perante a outra. Principalmente na definição de gêneros e formatos. Na televisão brasileira essa notoriedade ébastante clara. Em 1950 a TV baseava sua grade nos formatos de programas migrados rádio. Vimos que a chegada do vídeo-tape deu uma nova oportunidade para a TV pensar e formatar seu conteúdo de acordo com as necessidades da sua programação. Ao longo dos anos, desde a transmissão do primeiro programa, a grande preocupação dos executivos de televisão era preencher os espaços na grade de exibiçãoprocurando programas que se identificassem diretamente com o público. Com a ajuda dos avanços tecnológicos para a execução dos projetos e muita discussão e estudos sobre o papel da televisão no mercado, foi possível desenhar o modelo da televisão que temos atualmente. Hoje em dia a Internet é grande aliada da TV, seja na venda de produtos ou no uso da rede como extensão de sua programação. Complementandoo papel da TV na vida do consumidor/telespectador, levando a TV a outros caminhos. Caminhos muitos maiores do que o mero papel de exibidora. Que a TV já entrou na Internet e isso mudou a maneira de produzir e de assistir TV é indiscutível.

Esse trabalho propõe avaliar como e até quando a Internet vai usar os padrões televisivos para moldar seus próprios padrões. Para podermos entender quecaminho a webtv vai seguir no Brasil, é preciso entender como nossa programação de televisão funciona e é pensada. Definir o gênero de um programa foi a melhor maneira para aprofundar em planejamento, produção comercialização, transmissão e recepção. Uniformizar as linguagens de produção na TV facilita a identificar as técnicas e os recursos utilizados para viabilizá-la. A televisão é a forma maispopular de entretenimento do Brasil, esse mercado em constante evolução precisa de conteúdos específicos para atender os diferentes tipos de telespectadores que atinge.
Em sua pesquisa para o livro "Gêneros e Formatos da Televisão Brasileira" (2004, Summus Editorial), o autor José Carlos Aronchi de Souza, identificou 31 formatos aplicados em 37 gêneros distribuídos em cinco categorias. O estudoteve também três objetivos específicos para entender as respectivas categorias, gêneros e formatos usados em nossa televisão: 1)- Identificar as categorias, os gêneros e os formatos dos programas da televisão brasileira. 2)- Oferecer a quem viesse se envolver na produção de programas de televisão uma visão geral das principais características dos programas e dos objetivos de cada gênero. 3)Identificar os elementos e as etapas de produção de TV que caracterizam cada formato de programa. Não parte como proposta desse projeto discriminar cada tipo de formato existente na televisão brasileira, o objetivo é apenas analisar e compreende-los
O autor afirma ainda, que o Brasil assumiu um papel importante no mercado da televisão, o país é o que mais produz e comercializa programas no mundo. Paraatender toda essa demanda a televisão brasileira procurou acompanhar o exemplo das grandes redes internacionais (principalmente o modelo americano) que montaram, o que o autor define de, "Indústria de produção de programas para TV". Nesse grande e concorrido mercado da programação brasileira uma emissora se destacou por aprimorar técnicas de produção em massa que a igualam a outros segmentos domercado global. Outras grandes televisões do mundo também criaram esquemas de organização e industrialização na produção de programas. Isso ajudou a diminuir os custos das várias etapas da produção, apontando um crescimento na comercialização e na lucratividade, além de se adequar as exigências do mercado internacional.

O autor fala dessas emissoras como “verdadeiras fábricas de programas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da TV
  • Historia da TV
  • A história da tv
  • Historia da tv
  • A história da tv
  • história de tV
  • História da tv
  • tv e sua historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!