História da serpente - símbolo da medicina

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
IX CONGRESSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
A história da serpente como símbolo da Medicina
Leandro Lucio de Aguiar
Armando José China Bezerra
Instituição: Universidade Católica deBrasília
Objetivo: Examinar a história da serpente como símbolo da Medicina, bem como elucidar a história Asclépio, o deus da Medicina e averiguar por que o símbolo da Medicina é facilmenteconfundido com o símbolo do comércio.
Metodologia e fonte de dados: Foram consultadas as obras de Otto L. Bettmann e Joffre Marcondes de Rezende. A base de dados da Scielo e no portal da CREMESP. Comocritérios de busca definiram-se as seguintes palavras chave: Serpente; Símbolo; História da Medicina; Mitologia; Asclépio.

Discussão: A ofiolatria, ou culto à serpente, era muito comum nas civilizaçõesantigas. Existem pelo menos duas imagens simbólicas unindo a cobra à Medicina. A primeira está ligada ao fato desse animal poder viver acima e abaixo da terra, mediando dois mundos diferentes. A outrapelas ligações metafóricas com o renascimento, por meio da renovação periódica da pele. A mais significativa herança ocidental das relações entre a serpente e a Medicina é oriunda da mitologia grega.Na Grécia, as serpentes circulavam pelos templos do deus da Medicina, Asclépio ou Esculápio, e eram consideradas benéficas aos pacientes. Além dos significados atribuídos à serpente, o cajado era umsímbolo de autoridade espiritual, quem o usava estava num estágio superior de amadurecimento, experiência e temperança. Os templos de cura, o mais influente e famoso foi o de Epidauro, na Argólida,dentre outros espalhados pela Grécia. Os doentes acorriam em massa, em busca da cura de suas doenças. Inicialmente, o devoto precisava oferecer um sacrificio ao deus. Depois de um banho de purificação,tinha de adormecer dentro do recinto sagrado, processo chamado de incubação, quando então a cura lhe chegava através de sonhos. Com o passar dos anos o símbolo da Medicina foi comumente confundido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O símbolo da Medicina
  • Relações entre a serpente e a medicina
  • HISTORIA DA MEDICINA
  • Historia da medicina
  • História da medicina
  • História da Medicina
  • Historia da medicina
  • historia da medicina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!