História da região - monica pimenta velloso

Páginas: 5 (1244 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
F I C H A M E N T O

VELLOSO, Mônica Pimenta. AS TIAS BAIANAS TOMAM CONTA DO PEDAÇO - Espaço e identidade cultural no Rio de Janeiro* p. 1 – 22.

Podemos constituir a identidade cultural através da idéia de espaço que fundamenta uma das bases do projeto nacional, afirmando que diferente de diversos países, nós somos constituídos de espaço, porém essa concepção era apenas uma maneira deeliminar a realidade histórica da nação. A relação entre espaço e identidade cultural não se trata somente de uma elaboração ideológica da ordem dominante, sendo também referência básica aos grupos marginalizados. Entendemos quando esses grupos brigavam por espaço, não se tratava apenas de uma briga pelo espaço físico, mas, sobretudo para terem reconhecida a sua própria existência. “A territorializaçãoaponta para a especificidade, revelando como o homem entra em ação com o meio imprimindo nele as suas marcas. Assim, a idéia de território está estreitamente ligada à questão da identidade.” (p.1) Ao marcar seu espaço, o grupo está estabelecendo a sua singularidade mediante aos outros grupos.
No início do século XIX o Rio de Janeiro manifesta a questão da territorialidade de forma marcante, ondea cidade passa por modificações decisivas em sua estrutura urbana, através da reforma de Pereira Passos podemos notar uma série de medidas que estabeleceu a sintonia da cidade com a modernidade. Porém essa sintonia foi escassa e artificial, pois uma cidade de base escravista sofria uma influência marcante da cultura africana. “Em meados do século XIX, a população escrava chega a representar maisda metade da população da corte.” (p.1) Tendo como um dos objetivos de Pereira Passos tornar o Rio uma “Europa Possível”, a africanização é vista como inimiga dessa possibilidade. Sendo uma realidade impossível a junção da cidadania e escravidão, a “Pequena África” não tem lugar na idealizada cidade do prefeito Pereira Passos, enquanto capital da República, o Rio de Janeiro atua como pólo deatração dos mais diversificados grupos que trariam, do restante do país, experiências culturais distintas. É nesse contexto que vai ocorrer o fosso entre Estado e sociedade.
Quando voltamos nossa atenção para o povo africano, a “Pequena África”, trecho da cidade geralmente habitada pelos negros baianos, observamos que para eles, defender o espaço era uma estratégia de sobrevivência, que aparecia nasmais variadas práticas do cotidiano e por mais que a nossa historiografia os tenha ignorado, os negros baianos que se introduziram no Rio adicionaram novos hábitos, costumes e valores que influenciaram a cultura carioca. Com a Abolição, o aumento do fluxo de imigrantes baianos foi intenso, eles viam na capital uma melhor condição de vida. Entretanto, não foi apenas por ser a capital da República queo Rio foi procurado, mas também porque os negros baianos já identificavam a cidade com as suas origens. O fato de muitos dos seus descendentes aqui residirem dava certo ar de familiaridade ao Rio. É nesse contexto que a história da Tia baiana Davina ficou conhecida, quando sua residência foi transformada em um reduto de baianos. “Os baianos recém-chegados sempre indagavam por ele para saber ondeficava a casa da tia Davina. Esta funcionava como local de referência e de contatos para o grupo, ajudando-o a integrar-se na cidade grande.” (p.3)
Os baianos enfrentavam diversas batalhas pela sobrevivência, no início do século XX, a reforma urbana de Pereira Passos viria modificar radicalmente a fisionomia da cidade.
As mulheres negras baianas desempenharam um papel fundamental nesseprocesso de reestruturação, incorporando grande parte do poder, estabelecendo poderosas redes de sociabilidade. Marginalizadas da sociedade, destituídas de cidadania e de identidade, elas criam novos canais de comunicação sócio-política. A presença desses grupos na cidade estabeleceu novas realidades sociais. “A comunidade negra no Rio de Janeiro do início do século fora marginalizada pelo regime....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Pimenta
  • História da Região
  • História da Turma da Mônica
  • história da região norte
  • A historia da regiao belgica
  • Trabalhos De Historia Região Das Minas
  • História da região
  • a historia da regiao norte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!