História da Radiologia

Páginas: 3 (515 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014

HISTÓRIA DA RADIOLOGIA
OS RAIOS X

William Conrad Röntgen

A história da Radiologia teve seu ‘’início’’ em 1895, com a descoberta experimental dos raios-X pelo físico alemão Wilhelm ConradRoentgen,Professor na Universidade de Wuerzburg(Alemanha).Enquanto o professor trabalhava com um tubo catódico em seu laboratório, observou um brilho fluorescente de cristais numa mesa próxima dotubo.Esse tubo consistia num invólucro de vidro com elétrodos positivos e negativos encapsulados.
O ar do tubo tinha sido evacuado e quando uma voltagem era aplicada, produzia um brilho fluorescente.Então, ele protegeu o tubo com um papel pesado e negro, e descobriu uma luz próxima ao tubo.Concluiu que, um tipo de radiação havia sido emitida pelo tudo,capaz de atravessar o papel e excitar o materialfluorescente.Também concluiu que essa radiação não atravessava ossos nem objetos metálicos.
À época as aplicações médicas desta descoberta revolucionaram a medicina, pois havia se tornado possível umavisão do interior dos pacientes. Com o passar dos anos, este método evoluiu e assumiu uma abrangência universal na pesquisa diagnóstica do ser humano.
A primeira radiografia foi realizada em 22 dedezembro de 1895. Neste dia, Roentgen pôs a mão esquerda de sua esposa Anna Bertha Roentgen no chassi, com filme fotográfico, fazendo incidir a radiação oriunda de um tubo por cerca de 20 minutos.Revelado o filme, lá estava para confirmação de suas observações, a figura da mão de sua esposa e seus ossos dentro das partes moles menos densas.
No Brasil, o primeiro aparelho de raios X chegou em1897,fabricado pela Siemens, o aparelho era rudimentar, com bobinas de Rhumkorff de 70 cm cada uma e tubos tipo Crookes. Naquela época, a cidade de Formiga não contava com eletricidade e para colocar oaparelho em funcionamento, era necessário alimentá-lo com baterias e pilhas Leclancher rudimentares de 0,75 HP. Os resultados não foram satisfatórios e então Dr. Pires decidiu instalar um motor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da radiologia
  • A história da radiologia
  • A História da radiologia
  • A historia da radiologia
  • História da Radiologia
  • História da Radiologia
  • A HISTÓRIA DA RADIOLOGIA
  • Historia da Radiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!