História da psicologia

Páginas: 7 (1554 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
História da Psicologia
Definição
Psicologia é a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento. Refere-se, na verdade, a um conjunto de funções que se distinguem em três grandes vias: a via ativa (movimentos, instintos, hábitos, vontade, liberdade, tendências, e inconsciente); a via afetiva (prazer e dor, emoção, sentimento, paixão, amor); e a via intelectiva (sensação,percepção, imaginação, memória, idéias, associação de idéias). Estas três vias articulam-se em grandes sínteses mentais, tais como: atenção, linguagem e pensamento, inteligência, julgamento, raciocínio e personalidade (Meynard, 1958). Estas funções também são conhecidas como cognitivas, afetivas e conativas. As cognições são as capacidades do intelecto, as afeições são os sentimentos e emoções, e aconação refere-se as nossas atividades, que são as respostas expressivas ou comportamentais. A conação como uma expressão de si para o outro traz sempre implicações, sejam boas ou más (Tabela 1).
Diferentes modos para estudar a história da psicologia
Existem muitos modos de estudar a história da psicologia. Um modo muito usual é a cronologia ou a crônica dos eventos. Trata-se da organização do relatohistórico numa certa ordem temporal. É também a imposição do caráter diacrônico da narrativa, isto é, uma coisa atrás da outra na ordem de ocorrência. Dois importantes historiadores em psicologia, que deram aos seus relatos uma ênfase cronológica, foram Boring (1950) e (Murphy) 1949.
O campo da psicologia é conhecido pela sua fragmentação e pelas disputas teóricas. No início deste século, ahistória da psicologia caracterizou-se por grandes escolas ou sistemas. Estas escolas eram formulações teóricas sobre o que é ou deve ser psicologia. Exemplo destas grandes escolas, algumas ainda persistindo até hoje, são: psicanálise, behaviorismo, Gestalt, e funcionalismo. Autores que organizam suas narrativas históricas em função destas escolas foram Heidbreder (1933), Woodworth e Sheedan, (1964),Wolman (1960), e Marx e Hillix (1963).
Sabe-se que a psicologia não é um campo unitário. Há uma grande diversidade de teorias. Quando se diz que é psicólogo, logo a seguir, além de dizer qual a especialidade, se diz também qual é a abordagem preferida. Alguns autores contemplaram a história da psicologia do ponto de vista das diferentes teorias, como por exemplo as teorias de personalidade (Hall eLindsey, 1957) e as teorias da aprendizagem (Hilgard, 1956). Estes dois livros são, atualmente, "clássicos" da literatura psicológica.
Outro modo interessante de estudar história da psicologia é através da biografia dos grandes psicólogos. Um exemplo de um livro organizado em pequenas biografias é a History of Psychology de David Hothersall (1990). Uma antologia de textos clássicos é Herrnstein eBoring (1971).
Existem também compêndios e artigos de história da psicologia que tratam do desenvolvimento desta ciência em diferentes regiões. Hilgard (1987) escreveu sobre a história da psicologia nos Estados Unidos, e Ardila (1986) sobre a história da psicologia na América Latina. Quanto ao livro de Hilgard, é interessante notar o modo como foram organizados os capítulos. Uma parte traz ahistória das grandes áreas de pesquisa básica em psicologia: sensação e ciência sensorial, percepção, aprendizagem e memória, cognição e ciência cognitiva (pensamento, linguagem, inteligência artificial), consciência (incluindo consciência subliminar e estados alterados da consciência), sentimentos e emoções, e ação - motivação - vontade. Outra parte traz a história das grandes subdivisões dapsicologia: psicologia comparada enquanto biologia comportamental - evolução e genética; psicologia fisiológica enquanto neurociência; inteligência - medida e controvérsia; personalidade; desenvolvimento; social; clínica; psicologia e educação; e, por fim, psicologia do trabalho e das organizações.
Objetivos da Disciplina
A história da psicologia é a história do pensamento sobre a consciência, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da psicologia
  • Historia da psicologia
  • História da psicologia
  • Psicologia e Historia
  • historia da psicologia
  • História da psicologia
  • Psicologia e história
  • História da psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!