História da Psicologia

Páginas: 7 (1509 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1.Por que o pato mecânico causou tanta sensação em Paris de 1739? Qual a relação disso com o desenvolvimento de uma nova psicologia?
Grandes avanços tecnológicos estavam acontecendo no século XVII, entre eles, o pato mecânico que imitava todos os modos de um pato de verdade, o que deixou todos maravilhados pela nova era que estava chegando.
A relação desses acontecimentos com a psicologia écomo os filósofos compararam a mente humana como uma máquina e seus componentes.
2.Explique o conceito do mecanicismo. Como esse conceito foi aplicado aos seres humanos?
O mecanicismo foi uma doutrina que afirmava que os processos naturais mecânicos são determinados pelas leis da física e da química.
Esse conceito foi aplicado aos seres humanos como uma prática que determinava que cada ação eraprevisível.
3. Qual relação existente entre o desenvolvimento do relógio e dos robôs e as ideias do determinismo e do reducionismo?
Segundo o determinismo o universo funciona perfeitamente sem interferência externa, como o relógio, e é a doutrina que afirma que todos os atos são determinados pelos atos do passado.
Já a crença do reducionismo determinava que para compreendermos o funcionamentode parte do corpo, ou mesmo, de um objeto como o relógio ou o robô, seria necessário abri-lo e examiná-lo, ao saber o funcionamento de cada parte individual, saberíamos o funcionamento do todo.
4. Por que os relógios foram considerados modelos para o universo físico?
Eles acreditavam que assim como o relógio foi criado para funcionar perfeitamente em qualquer situação pelo relojoeiro, o universofoi considerado como uma máquina projetada por Deus para funcionar com regularidade.
5. Quais as implicações da máquina calculadora de Babbage na nova psicologia? Descreva a contribuição de Ada Lovelace para o trabalho de Babbage?
A máquina calculadora representou a simulação de inteligência humana, como a capacidade de calcular, dispunha também de recursos para jogar xadrez e damas.
AdaLovelace foi a principal patrocinadora de Babbage, era uma jovem dedicada à matemática, fato raro para a época. Ela publicou uma explicação a respeito do funcionamento da máquina calculadora e sobre as possíveis implicações filosóficas. Foi também a primeira a reconhecer que a máquina não era capaz por si só de fazer algo novo, somente aquilo que era determinado que ela fizesse.
6. Qual a diferençaentre a visão de Descartes a respeito da questão mente-corpo e as visões anteriores?
As visões anteriores determinavam que o corpo e a mente são de naturezas distintas, afirmavam que a interação entre os dois era unilateral.
Descartes concordava com essa visão, no entanto, para ele o corpo possuía tanta influência sobre a mente quanto a mente possuía sobre o corpo.
7. Qual a explicação deDescartes para o funcionamento e a interação do corpo humano e da mente humana? Qual o papel do conarium?
Para ele a mente e corpo eram distintos, no entanto interação entre ambos era mútuo, ou seja, a mente influencia o corpo e o corpo influencia a mente, como por exemplo, se a mente decide realizar um movimento, o mesmo é obedecido pelo corpo, mas se o corpo é exposto ao calor ou frio, o mesmo éinterpretado pela mente que determina a resposta pelo corpo. Descartes argumentava que a única função da mente humana era o pensamento, as demais funções eram atribuídas ao corpo.
Descartes acreditava que o conarium era o responsável por fazer a ligação entre o corpo e a mente.
8. Como Descartes diferenciava as ideias inatas das ideias derivadas?
Descartes afirmava que a mente produzia as ideiasderivadas, que surgem de estímulos externos como sons e imagens são produtos das experiências dos sentidos. Já as ideias inatas são desenvolvidas pela mente ou pelo consciente, sem a interação dos sentidos.
9. Defina o positivismo, o materialismo e o empirismo. Quais as contribuições de cada um para a nova psicologia?
Positivismo: é uma doutrina na qual reconhece que somente o método cientifico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da psicologia
  • Historia da psicologia
  • História da psicologia
  • Psicologia e Historia
  • historia da psicologia
  • História da psicologia
  • Psicologia e história
  • História da psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!