História da psicologia

Páginas: 10 (2472 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2013
O texto abaixo apresenta a história da psicologia em diferentes contextos por qual essa foi se modificando, de uma disciplina para uma ciência.
Embora o texto seja sobre o estudo da história da psicologia, entendo que os diversos fatores apresentados pelos autores como: o contexto em que se desenvolve a história, a economia, distorções intencionais ou não por parte de historiadores que podemter modificado o curso da história e a compreensão que temos desta hoje, são fatores presentes em qualquer história.
Concordo com os autores, a história não é estática, está em mútua e constante transformação; a história não pode ser compreendida como estando acabada.
Reflita você mesmo!:
SCHULTZ, Duane P., SCHULTZ, Sydney E. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Pioneira Thomson Learning,2005.
Capítulo 1
O Estudo da História da Psicologia
O Desenvolvimento da Psicologia Moderna Forças Contextuais na Psicologia
A Relevância do Passado para o presente: Concepções da História Científica: personalista e Naturalista
Os Dados da História
As Escolas de Pensamento: Marcos do Desenvolvimento da Psicologia Moderna
Do mais antigo objeto produziremos a mais nova ciência.
HernlannEbbinghalb
On Memory
O Desenvolvimento da Psicologia Moderna
Começamos com um paradoxo, uma aparente contradição, ao observar que a psicologia é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, ao mesmo tempo, uma das mais novas. O interesse pela psicologia remonta aos primeiros espíritos questionadores. Sempre tivemos fascínio pelo nosso próprio comportamento, e especulações acerca da natureza econduta humanas são os tópicos de muitas obras filosóficas e teológicas. Já no século V A.C., Platão, Aristóteles e outros sábios gregos se viam às voltas com muitos dos mesmos problemas que hoje ocupam os psicólogos: a memória, a aprendizagem, a motivação, a percepção, a atividade onírica e o comportamento anormal. As mesmas espécies de interrogações feitas atualmente sobre a natureza humana também oeram séculos atrás, o que demonstra uma continuidade vital entre o passado e o presente em termos de seu objeto de estudo.
Embora os precursores intelectuais da psicologia sejam tão remotos quanto os de qualquer disciplina, a moderna abordagem psicológica teve início há pouco mais de cem anos. O centenário de nascimento da psicologia moderna foi comemorado em 1979.
A distinção entre apsicologia moderna e seus antecedentes estão menos nos tipos de perguntas feitas sobre a natureza humana do que métodos empregados na busca das respostas a essas perguntas.O que distingue a disciplina mais antiga da filosofia da psicologia moderna são as abordagens e as técnicas usadas, que denotam a emergência desta última como um campo de estudo próprio, essencialmente científico.
Até o último quarto doséculo XIX, os filósofos estudavam a natureza humana mediante a especulação, a intuição e a generalização baseadas em sua limitada experiência. Sucedeu uma transformação no momento em que os filósofos começaram a aplicar os instrumentos e métodos que já tinham se mostrado bem-sucedidos nas ciências físicas e biológicas a questões relativas à natureza humana. Somente quando os pesquisadorespassaram a se apoiar na observação e na experimentação cuidadosamente controladas para estudar a mente humana é que a psicologia começou a alcançar uma identidade que a distinguia de suas raízes filosóficas.
A nova disciplina da psicologia precisava desenvolver maneiras mais precisas e objetivas de tratar o seu objeto de estudo. Boa parte da história da psicologia, depois de sua separação da filosofia,é a história do contínuo aprimoramento de instrumental, técnicas e métodos de estudo voltados para alcançar uma precisão e uma objetividade maiores tanto no âmbito das perguntas como no das respostas.
Se temos a intenção de compreender os complexos tópicos que definem e circunscrevem a psicologia de hoje, o ponto de partida adequado à perspectiva da história deste campo é o século XIX, O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da psicologia
  • Historia da psicologia
  • História da psicologia
  • Psicologia e Historia
  • historia da psicologia
  • História da psicologia
  • Psicologia e história
  • História da psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!