HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA
Memorial apresentado como requisito para avaliação no 1º bimestre da Disciplina de “filosofia, história e sistemas em psicologia” no curso de Psicologia.
Prof. Dr. Carlos Bohm





FORMOSA
2013
Índice

Introdução----------------------------------------------------------------------------------------- 04
O Estudo da história da Psicologia Moderna-------------------------------------------- 05
As influências filosóficas e fisiológicas da Psicologia ----------------------------------06
A nova Psicologia e o Estruturalismo ------------------------------------------------------ 08
Funcionalismo: As influências anteriores, fundação e evolução -------------------- 10
Psicologia Aplicada: A herança do funcionalismo--------------------------------------12
Considerações Finais -------------------------------------------------------------------------- 13









Introdução

O presente estudo tem como objetivo principal discorrer acerca da história da psicologia moderna, explanando acerca de vários segmentos que, se não estão ligados diretamente à psicologia dos últimos séculos, foram fundamentais para sua formação econsolidação.
Para atingir tal fim, será utilizado como o livro a História da Psicologia Moderna, que foi escrito por Duane P. Schultz e Sydney Ellen Schultz e é constantemente utilizado nos cursos de psicologia por todo o mundo por possibilitar a seus leitores um maior conhecimento acerca da história deste importante ramo de estudo ao longo dos tempos.
Conforme será narrado ao longo deste estudo, apsicologia sofreu influência de diversas vertentes até se tornar uma verdadeira ciência, conforme se verifica atualmente, dentre os quais se destacam a filosofia, a fisiologia, o estruturalismo e o funcionalismo.
Cada uma destas vertentes, contribuiu para o desenvolvimento da psicologia a seu modo, seja em um período anterior à formação da psicologia por Wilhelm Wundt, seja em período posteriordesenvolvendo e aperfeiçoando cada vez mais esta área de estudo científico.





O Estudo da História da Psicologia

Quanto ao estudo da história da psicologia é importante ressaltar a dificuldade que os psicólogos, que viveram por volta do século XVIII e Século XIX tiveram em seus estudos, seja pela falta de equipamentos qualificados como os que se tem atualmente, como por questões externasà vontade do estudioso, tais como dados perdidos ao longo da história, informações distorcidas no momento de se traduzir determinado texto e informações obtidas mediante relatos tendenciosos.
Há duas correntes divergentes no que se refere à como se analisar a influência que os indivíduos têm ou sofrem por determinadas épocas, uma delas é a teoria personalista aquela que defende que são osindivíduos que influenciam como determinada época será lembrada, ao passo que a teoria naturalista defende que é a época que molda o indivíduo, diminuindo a importância individual e aumentando a do Zeitgeist, ou seja, a importância do espírito e ambiente constante na época.
Por fim é válido destacar que ao longo da história, a psicologia sofreu influência de diversos fatores, tais como as constantesmudanças da economia; as guerras; preconceito e discriminação contra mulheres e grupos étnicos dentre outros, contribuindo para reforçar a ideia de que o Zeitgeist, realmente influencia as personalidades e estudiosos em cada época.




As Influências filosóficas e fisiológicas na Psicologia

A psicologia moderna sofreu diversas influências ao longo de sua formação, podendo se destacar asfilosóficas e fisiológicas ao longo do século XVII ao XIX, de modo que vários são os renomados filósofos que embasam teorias utilizadas atualmente na psicologia.
É possível se destacar Renê Descartes e a sua teoria do problema mente- corpo, segundo a qual, a mente e o corpo, mesmo sendo compostos de diferentes essências, se interagiam, pois a mente influenciava o corpo e a influência deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Psicologia Moderna
  • História da Psicologia Moderna
  • historia da psicologia moderna
  • Historia Da Psicologia Moderna
  • História da psicologia moderna
  • História da Psicologia Moderna
  • História da psicologia moderna (livro)
  • história da psicologia moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!