História da propaganda

Páginas: 10 (2283 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
A História da Propaganda
nos anos 80

A década de 80 não traria novas revoluções dos costumes, nem seria uma década de rompimento com nossos antepassados, seus dogmas, seus valores, como foram nos anos 70.
Em compensação, seria a década da mais rápida, radical, definitiva transformação econômico-política internacional de que se teve notícia no século.
A década de 80 foitambém a época da grana. Ser rico deixou de ser pecado. Os yuppies, geração de jovens executivos e empreendedores em busca indiscriminada de fama e dinheiro, deram o tom na administração dos negócios. Assim, grandes fortunas não pararam de crescer e aparecer.
Em contrapartida, A Aids foi a doença da década, e foi diagnosticada em 1981.
Na década de 80, os militares foram,definitivamente, afastados do poder no Brasil. Ainda no início, enfiaram a mão forte onde puderam. Houve o incidente Riocentro (1981), quando militares me roupas civis, fora, destroçados por uma bomba interior de um Puma. As investigações não levaram a nada, não prenderam ninguém.
Nesse período, a propaganda, enquanto setor, marcou passo. Em raros momentos, o faturamento publicitário conseguiu baterexpressivamente a gira galopante da inflação do período. Mas muita coisa rolou por baixo dessa ponte, a qual demoraram dez anos para atravessar.
O começo dos anos 80 seria também o início do amadurecimento do mercado editorial brasileiro, em termos mercadológicos. Começaria aí, o fenômeno da segmentação, e uma série de mudanças editoriais.
A revista Pop, já francamente segmentada,dirigida ao público jovem e trazendo matérias de rock e música, passaria a incluir reportagens sobre esportes, comportamentos, etc.
As revistas masculinas de maior circulação (Playboy, Ele & Ela e Status)incluíam artigos, reportagens e dicas de boa mesa, etc.
Em 1980, a revista Isto É fez 4 aninhos, passando pela reformulação gráfica. Também foi nesse ano, que a televisão brasileiracompletou 30 anos, comemorando a falência da TV Tupi, primeira emissora do país.
A Tv brasileira, neste início de década, era fundamentalmente diversão. Havia vencido a tese de que a tv não era veículo sério para a utilização jornalística.
Na verdade, a tv brasileira sempre esteve estruturada com pesos variando de época, em dois pilares básicos: entretenimento e jornalismo.
Um dossintomas claros da evolução técnica da Tv naqueles tempos foi a entrada definitiva de todas as emissoras na era da linguagem visual eletrônica. Num processo liderado pela globo, a Tv brasileira sofisticou suas vinhetas, chamadas, apresentações de programa e quadros dentro de seus programas.
Muita gente já tinha ouvido falar no Brasil de marketing direto. Mas ele começou oficialmente aexistir no Brasil, quando o Grupo Ogilvy & Mather aporou aqui com a divisão Direct Response, no início dos anos 80, depois de comprar a maior empresa brasileira do setor, a Consuma, que tinha uma boa equipe de profissionais, especializados na técnica desconhecida.
Foi só o começo, para a empresa e para o marketing direto brasileiro, de um grande negócio.
O marketing tira a gravata e opaletó, mete uma botina e enfia o pé na terra, uma terra em que se plantando, tudo dá.
O campo brasileiro, já há algum tempo, havia deixado de ser apenas lugar de gentinha simples, morando em casa de chão, sem conforto, sem televisão.
Algumas regiões do interior do Brasil já eram – e seriam dali para a frente verdadeiras ilhas de muita prosperidade, num país onde o caos econômicoexplodia com toda a sua exuberância, e sem dó, nos centros urbanos.
No início da década de 80, uma das novas expressões mais em voga nos meios publicitários era o recém-brotado “marketing rural”. Era o mesmo de sempre, só q eu aplicado ás condições de chuva e clima do campo produtor. Tinha sotaque, seus próprios veículos de comunicação, programas de rádio, Tv e seu jeito de criar e produzir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da propaganda
  • Historia da propaganda
  • Historia da propaganda
  • História da Propaganda
  • A Historia da Propaganda
  • História da propaganda
  • Historia Da Propaganda
  • História da propaganda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!