História da Linguagem C.

Páginas: 6 (1303 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
História da Linguagem C.



C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).
C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para asquais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação,4 mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.


História
O desenvolvimento inicial de C ocorreu no AT&T Bell Labs entre 1969 e 1973. de acordo com Ritchie, o período mais criativo ocorreu em 1972. A linguagem foi chamada "C", porque suas características foram obtidas apartir de uma linguagem anteriormente chamado de " B", que de acordo com a Ken Thompson era versão reduzida da linguagem de programação BCPL.
A versão original PDP-11 do sistema Unix foi desenvolvido em assembly. Em1973, com a adição dos tipos struct, a linguagem C tornou-se poderosa o suficiente para que a maior parte do kernel do Unix fosse reescrito em C. Este foi um dos primeiros núcleos desistemas operacionais implementadas em uma linguagem diferente da linguagem Assembly. Em 1977, foram feitas novas mudanças por Ritchie e Stephen C. Johnson para facilitar a portabilidade do sistema operacional Unix. O Portable C Compiler' de Johnson serviu de base para várias implementações de C em novas plataformas .
C K&R

Brian Kernighan

A linguagem C não teve sucesso imediato apóssua criação e seu uso ficou restrito a alguns laboratórios mas em 1978 Brian Kerningham e Dennis Rithcie lançam o livro The C Programming Language. que serviu de tutorial e mudou a história da programação em C, de fato essa primeira versão da linguagem é conhecida como "C Kernigham e Ritchie" ou apenas "C K&R".
Esse livro, conhecido pelos programadores de C como "K&R", serviu durante muitos anoscomo uma especificação informal da linguagem. A versão da linguagem C que ele descreve é usualmente referida como "K&R C". A segunda edição do livro cobriu o padrão posterior, o ANSI C. K&R C introduziu as seguintes características na linguagem:
Biblioteca padrão de E/S
Tipos de dado struct
Tipos de dado long int
Tipos de dado unsigned int
O operador =+ foi alterado para +=, e =- para -= (oanalisador léxico do compilador fazia confusão entre i =+ 10 e i = +10. O mesmo acontecia com =-)
K&R C é frequentemente considerado a parte mais básica da linguagem, cujo suporte deve ser assegurado por um compilador C. Durante muitos anos, mesmo após a introdução do padrão ANSI C, K&R C foi considerado o "menor denominador comum", em que programadores de C se apoiavam quando uma portabilidademáxima era desejada, já que nem todos os compiladores eram actualizados o bastante para suportar o padrão ANSI C.
Nos anos que se seguiram à publicação do K&R C, algumas características "não-oficiais" foram adicionadas à linguagem, suportadas por compiladores da AT&T e de outros vendedores. Estas incluíam:
Funções void e tipos de dados void
Funções que retornam tipos struct ou union
Campos denome struct num espaço de nome separado para cada tipo struct
Atribuição a tipos de dados struct
Qualificadores const para criar um objecto só de leitura
Biblioteca padrão, que incorpora grande parte da funcionalidade implementada por vários vendedores
Enumerações
Cálculos de ponto-flutuante em precisão simples (no K&R C, os cálculos intermediários eram feitos sempre em double, porque era maiseficiente na máquina onde a primeira implementação do C foi feita)
ANSI C e ISO C


Bjarne Stroustrup

Durante os finais da década de 1970, a linguagem C começou a substituir a linguagem BASIC como a linguagem de programação de microcomputadores mais usada. Durante a década de 1980, foi adaptada para uso no PC IBM, e a sua popularidade começou a aumentar significativamente. Ao mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagem c: história, estrutura e recursos.
  • Linguagem c
  • Linguagem c
  • Linguagem c++
  • Linguagem c
  • Linguagem c
  • LINGUAGEM C
  • linguagem c

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!