História da Lapa

Páginas: 6 (1434 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

Bairro da Lapa (RIO DE JANEIRO)
Composição urbanistica
Ruas: Riachuelo, André Cavalcanti, do Rezende, Ubaldino do Amaral, do Senado, dos Inválidos, Lavradio, dos Arcos, da Lapa, da Glória, Conde de Lages, Joaquim Silva, e Evaristo da Veiga.
Praças: Monsenhor Francisco Pinto, Cardeal Câmara e Largo dos Pracinhas.
Avenida: República do Paraguai e Av Men de Sá

O Bairro da Lapa é localizadono centro do Rio de Janeiro - RJ e um dos principais pontos turísticos da cidade, conhecido por ser um bairro histórico e por possuir uma grande variedade de bares, restaurantes, boates e pubs temáticos, que atendem a todos os gostos.

HISTÓRIA:
O nome do bairro vêm desde os tempos antigos onde era conhecido como Areias de Espanhas, nasceu em volta do seminário e capela construídos em louvorde Nossa Senhora da Lapa do Desterro em 1971. E, sequencialmente foram surgindo outras obras de valor arquitetônico e histórico, como a abertura da Rua do Riachuelo, a Rua do Lavradio na década de 1770, o Passeio Público que foi a primeira praça pública da cidade, criado com o aterro da Lagoa de Boqueirão da Ajuda, em 1783, pelo Vice-Rei D. Luiz Vasconcelos, o Aqueduto Carioca, chamado de Arcosda Lapa e com o passar dos anos outras obras foram surgindo em melhoria da localidade, como a abertura da a Avenida Mem de Sá.
A Lapa ficou famosa nas décadas de 1920 e 1930 por seus cabarés, clubes de jogo, restaurantes, botequins e hospedarias, tanto que, com o passar do tempo, deixou de ser um lugar de moradia para se tornar um espaço exclusivamente boêmio. Tradicional reduto da malandragemcarioca, a região começou a declinar em 1940, devido à repressão do Estado Novo às atividades ilícitas e a concorrência com a agitada vida noturna de Copacabana. Entretanto, a Lapa nunca deixou de ter seu público cativo, e no início da década de 1950, apesar do processo de decadência que vinha sofrendo, a Lapa já era um dos principais pontos de referência da vida noturna da cidade.
Boa parte dobairro vem sendo restaurada, procurando manter, principalmente no que diz respeito a fachada, em sua maioria tombada, e alguns detalhes de seus interiores, igual ou o mais próximo possível da arquitetura original dos prédios do início do século, principal característica do lugar, e adaptando-os a usos e atividades artísticas e culturas que representam o novo foco da vida cultural do bairro.Visualmente, o local é um banho de história, abrigando os centenários Arcos da Lapa, o Passeio Público, a Escola Nacional de Música e a Igreja de N. Sra. da Lapa, verdadeiros ícones do Rio Antigo.
Estas iniciativas vêm transformando, revitalizando, e consequentemente, acarretando uma valorização imobiliária do local. A execução de obras e novas construções nessa localidade esquecida pelo segmento daconstrução civil por mais de 30 anos, vem atraindo cada vez mais novos investidores e novos freqüentadores. E um exemplo disso é o residencial denominado “Cores da Lapa”, que, no seu lançamento, em 2005, teve as 688 unidades arrematadas em menos de duas horas. Os centros das cidades são os lugares mais dinâmicos da vida urbana e representam o referencial simbólico das metrópoles. Porém, quando estasse expandem, seja de modo espontâneo ou planejado, começam a surgir diversos centros alternativos, que passam a concorrer com o dito “principal”. Este processo de multiplicação foi um dos responsáveis pelo abandono, deterioração e degradação dos centros urbanos em vários lugares, cuja revitalização vem sendo discutida na Europa desde 1975, e no Brasil com mais intensidade desde 1980. Uma boarestauração em edifícios de destaque é capaz de transbordar qualidade de vida nos centros urbanos tradicionais, com efeitos das benfeitorias evidentes na arquitetura que os rodeia.
As intervenções realizadas por especialistas ou não destinadas à renovação urbana são prova do grande potencial de revitalização que as cidades possuem e do quanto a preservação do patrimônio cultural pode contribuir para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LAPA – UM BAIRRO VIVO, CHEIO DE HISTÓRIAS E MUDANÇAS
  • lapa
  • LAPA
  • Arcos da Lapa
  • A congada da lapa
  • Álvaro lapa
  • Cerco da lapa
  • arcos da lapa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!