História da indústria no brasil e no mundo e revolução industrial

Páginas: 17 (4165 palavras) Publicado: 18 de julho de 2011
AEV - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE VITÓRIA
ISE - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUÍMICA COM ATRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS

LETICIA ANDRADE MELO

HISTÓRIA DA INDÚSTRIA NO BRASIL E NO MUNDO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

VITÓRIA, 2011/2
LETICIA ANDRADE MELO

HISTÓRIA DA INDÚSTRIA NO BRASIL E NO MUNDO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Pesquisada disciplina de Processos Industriais Inorgânicos ministrada pelo professor Arnaldo Costa Barros Filho, como parte integrante da nota semestral para a obtenção do título de Licenciado e Bacharel em Química com atribuições tecnologias.

VITÓRIA, 2011/2
HISTORIA DA INDÚSTRIA NO BRASIL E NO MUNDO

INTRODUÇÃO

Ao longo da história, é possível observar uma série de modificações em que o mundopassou em relação a sua industrialização.

Principalmente nos últimos dois séculos, o mundo se alterou de maneira muito rápida, tudo para suprir as necessidades de uma população em crescimento e atender as indústrias de matéria-prima que vem da natureza, construindo uma dinâmica diferente.

As diversas modificações geradas pelo modelo de desenvolvimento capitalista desvendaram uma novarealidade não só na natureza, mas também nas relações sociais.

No que se refere ao processo de industrialização, o mundo, as civilizações e as sociedades se industrializaram em etapas e ao longo das décadas da seguinte forma: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial.

A indústria brasileira pode ser considerada como de sucesso nos dias atuais, pois com empreendedores de garra, aprendeu-secom apesar de todas as dificuldades percorridas não foi em vão. No inicio os processos de crescimento e desenvolvimento foram lentos, pois o país era praticamente agrícola. Mas hoje, observa-se um país com situação completamente diversa. Apesar das dificuldades e falhas, ainda hoje detectadas, o Brasil fabrica a maior parte daquilo que consome como também fabrica muitos produtos de consumointernacional, por exemplo, aviões e máquinas industriais, passando pelos produtos manufaturados, transformados de produtos primários.

DESENVOLVIMENTO

Segundo o site Educacional (acesso em 17 jul. 2011) As origens do processo de industrialização remontam ao século XVlll, quando na sua segunda metade, surgiu na Inglaterra, grande potência daquele período, uma série de transformações de ordemeconômica, política, social e técnica, que convencionou-se chamar de Revolução Industrial.

As economias em desenvolvimento ampliaram sua participação tanto no valor agregado mundial como nas exportações mundiais de manufaturados de maior conteúdo tecnológico (INSTITUTO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, 2004).

As transformações de ordem espacial a partir da indústria foram enormes,podendo-se citar como exemplo as próprias mudanças ocorridas na Inglaterra do século XlX, onde a indústria associada a modernização do campo, gerou a expulsão de milhares de camponeses em direção às cidades, o que gerou a constituição de cidades industriais que nesse mesmo século ficaram conhecidas como cidades negras, em decorrência da poluição atmosférica gerada pelas indústrias. Além disso, ocorreuuma grande mudança nas relações sociais, as classes sociais do capitalismo ficaram mais claras, de um lado os donos dos meios de produção, ou seja a burguesia, que objetivavam em primeiro lugar lucros cada vez maiores, através da exploração da mão de obra dos trabalhadores que ganhavam míseros salários, e trabalhavam em condições precárias, esses por sua vez constituindo o chamado proletariado,classe que vende sua força de trabalho em troca de um salário, que só conseguiram melhorias a partir do século XX, e isso fruto de muitas lutas, através de greves que forçaram os patrões e Estados a concederem benefícios a essa camada da sociedade (EDUCACIONAL, acesso em 17 jul. 2011).

O avanço da indústria, principalmente a partir do século XlX, deu-se em direção de outros países europeus como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução industrial
  • A industrialização no Brasil
  • Reflexos da revolução industrial no brasil
  • revolução industrial no brasil
  • revoluçao industrial no brasil
  • Revolução industrial no Brasil
  • Historia da REvolução industrial
  • Trabalho de historia revolução industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!