História da Igreja

Páginas: 7 (1712 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
Questionário de História da Igreja. Rev. Christian

Livro: História da Igreja Cristã Capítulo XI

1. Que poderes tinha Carlos V na Alemanha? Quais eram os seus pontos de vista religiosos?
Era descendente direto do rei da Espanha;
- Tornou-se senhor dos países baixos;
- Foi eleito para o trono da Alemanha em 1519;
Apesar de ser descendente de alemães sua natureza espanhola foipredominante. Por isso nunca conviveu com alemães, pois afirmava não entende-los.
Quanto à sua religião, era um homem dominado pelo pensamento da Idade Média. Considerava a necessidade de reforma na igreja, sobretudo lutou para que isso acontecesse. Em suma, podemos dizer que foi um homem perseverante em sua luta.

2. Fale sobre Lutero antes de sua entrada para o mosteiro. Porque ele se tornou monge?Nasceu em Eisleben (1483-1546), descendente de uma família de camponeses. Seu pai trabalhava numa mina de ferro e, durante a sua infância, foi um homem de poucos recursos.
Mais tarde, depois de prosperar, investiu na educação de seu filho.
Seu preparo religioso veio como resultado de sua criação, pois sua família era piedosa e simples.
Quando completou 18 anos, ingressou na universidade alemãde Erfurt, aprofundando-se em filosofia medieval.
Tornou-se monge, entrando para o convento dos Agostinhos em Erfurt. Lutero seguiu esse caminho sacrificando, por causa da sua salvação da sua alma, tudo o que o mundo podia lhe oferecer. Ele foi um homem abnegado.

3. Descreva sua luta espiritual e o progresso que alcançou na sua revelação.
Quando estava no mosteiro tinha grandes lutas consigomesmo por causa de seus pensamentos. Seu objetivo ao entrar no mosteiro era buscar a salvação, porém não encontrava a paz e a segurança daqueles que procuram que resulta na vida de quem anda nos caminhos de Deus. Por isso ele praticava muitos jejuns, vigílias, flagelações. Nos casos mais leves ele procurava em seu confessor a absolvição dos pecados.
Depois de livrar-se da indescritível angústiae do terror espiritual que insistia em lhe perseguir, recebeu uma revelação a respeito da verdade central do evangelho de Cristo que lhe ensinou sobre a justificação pela fé somente. Depois disso teve sua vida revolucionada, pois encontrou de fato sua liberdade.
Antes de se revelar como reformador, Lutero teve uma vida muito agitada, entrou no mosteiro em 1505, foi ordenado em 1507, em 1508 foia Wittenberg, onde fixou residência. Em 1511 fez uma visita a Roma; em 1512 conquistou o seu doutorado em teologia na universidade de Wittenberg. Até esse tempo, confessou ele sua ignorância com respeito ao evangelho.

4. Fale o que é justificação pela fé. Qual é a doutrina ou idéia oposta?
A parte das Escrituras que dizia: “o justo viverá pela fé” inflamou o coração de Lutero e incendiou suamente. Somente depois disso ele conseguiu encontrar o que estava procurando a tanto tempo, a paz e a libertação do sentimento de culpa. Isso o ensinou que a salvação lhe pertencia apenas pela confiança na promessa, sobretudo pela fé em Deus por meio de Jesus Cristo. Isso excluía qualquer confiança baseada em obras humanas.
Esta doutrina foi a base para a oposição a Tetzel, um homem enviado peloarcebispo de Mogúncia para vender indulgências emitidas pelo Papa. Estas ofereciam a diminuição das penas no purgatório, bem como a salvação de parentes que já estavam no inferno.
Esta pregação era um desvio do verdadeiro ensino da Palavra de Deus e escravizava o povo.

5. Fale sobre a visita de Lutero a Roma. Em que medida ele era conhecido antes da reforma?
Ele viajou para Roma em uma missãoem nome de seu convento. Sua visita foi decepcionante. Ele subiu a famosa Scala Santa de joelhos em sacrifício por ele e por seus parentes. Entretanto ele se arrependeu disso e voltou para a Alemanha.
Antes da reforma de fato, ele era conhecido apenas como um simples monge que estava pregando contra as doutrinas da igreja. Isso fazia dele um rebelde, isso na visão geral por parte da liderança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Igreja
  • História da igreja
  • Historia da Igreja
  • A História da Igreja
  • História da Igreja
  • HISTÓRIA DA IGREJA
  • historia da igreja
  • historias das igrejas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!