História da Hipnose

Páginas: 7 (1734 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Ana Carolina Martins
História da Hipnose
Ipatinga/ 2004
Sumário
Origem da hipnose 3
Século XVI 4
Século XVIII 4
Século XIX 4
Século XX 6
Conclusão 7
Referência Bibliográfica 8
http://www.hipnoterapeuta.hpg.ig.com.br/historiahipnose.htm 8
Anexo 9

Origem da hipnose

A prática que hoje chamamos de hipnose ou hipnotismo vem da mais remota antiguidade e é considerado um fenômenouniversal. A evidencia mais primitiva da existência da hipnose foi encontrada entre os xamãs, que eram também referidos como “doutores bruxos”, “homem da medicina”, ou “curadores”. Os xamãs, que são quase sempre homens, usaram (e seus remanescentes ainda usam) muitas técnicas de visualização para curar seus pacientes ou para amaldiçoar seus inimigos.

Todas estas práticas eram realizadas a fim dealcançar um estado especial de consciência: o transe. No decorrer da história, este estado especial de consciência foi associado a idéias e modificação de energia (mudança de estado), um sono diferente, uma patologia, uma regressão, uma aprendizagem adquirida, uma dissociação, um envolvimento motivado, uma encenação.

A palavra shaman, na língua original da tribo Tungus da Sibéria, refere-se auma pessoa que faz a viagem para a realidade não ordinária, num estado alterado de consciência. Para muitos, xamanismo é a técnica de êxtase. Os xamãs alcaçavam o estado alterado de consciência de várias maneiras, incluindo cantos, sons produzidos por tambores, movimentos do corpo, danças e plantas psicoativas.

O hipnotismo foi base das ciências ocultas no Antigo Egito, na Grécia e na índia. Asmanifestações da hipnose eram consideradas como “milagres” com que os feiticeiros, bruxos ou sacerdotes pagãos, dizendo-se mensageiros dos deuses, empolgava o povo.

No séc XXX a.C, via-se no Egito que os sacerdotes induziam através de papiros o estado hipnótico, nos chamados templos do sono e suas técnicas eram muito parecidas com as empregadas atualmente. Na Grécia (séc XVIII a.C) , ossacerdotes usavam processos semelhantes aos do Egito, invocando a presença daquela divindade para colocar os doentes em transe hipnótico. Na índia também são conhecidas manifestações de hipnotismo que chegaram aos nosso dias de pelos Yogas.
No séc X o persa Avicena (Abu Ali al-Husany ibn Sina) foi precursor da reflexologia pavloviana. Ele achava que a imaginação humana tinha poderes e forças, quepodiam atuar não só sobre o seu próprio corpo, como também sobre o funcionamento do corporal de outras pessoas. Avicena afirmava que pela palavra, pela vontade e pela persuasão muitos padecidos poderiam ser curados.

Século XVI
Paracelsus acreditava na influência magnética das estrelas na cura de pessoa doentes. Confeccionava talismãs com inscrições planetárias e zodíacas.

Século XVIII
Noséc XVIII , Franz Anton Mesmer foi considerado aquele que inaugurou a fase cientifica da hipnose. Acreditava no magnetismo animal. Além disso, utilizava valores dos pacientes ao coloca-lo em transe, como Erickson veio a fazer mais tarde, falando de rapport.

Pe. José Custódio de Faria, ou abade Faria, teve contato através do romance “O Conde de Monte Cristo” com as idéias de Mesmer, defendeu-ase sustentou a idéia de que o transe assemelha-se ao sono, um sono lúcido.

Século XIX
James Braid, induzia o transe por fixação do olho a um ponto acima da linha dos olhos. Acreditava que o transe era de certa forma, um estado justamente oposto ao sono, de intensa atividade psíquica e mental. Braid utilizava basicamente a hipnose como forma de se obter a anestesia cirúrgica e para ensinarauto-hipnose aos pacientes

James Esdaile utilizou técnicas de Mesmer para fazer grandes cirurgias sem anestesia durante a guerra da Índia, no séc XIX.

Durante muitos anos a hipnose foi esquecida e mal interpretada por não se compreender na época a natureza e dinâmica dos seus fenômenos. Ela foi resgatada na França por duas importantes escolas de pensamento que possuíam visões muito distintas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipnose
  • hipnose
  • Hipnose
  • hipnose
  • Hipnose
  • Hipnose
  • Hipnose
  • Hipnose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!