História da geografia

Páginas: 11 (2522 palavras) Publicado: 22 de março de 2013
1
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FILOSÓFICO NA GRÉCIA ANTIGA
Agostinho Paula Brito Cavalcanti
Adler Guilherme Viadana

Introdução:
Os fundamentos históricos da ciência geográfica reportam-se à Grécia antiga, tida como a primeira cultura conhecida a explorar ativamente a geografia como ciência e filosofia.
A filosofia constrói o embasamento conceitualdas atividades humanas a partir dos fundamentos do pensamento, no plano das ideias e do enquadramento abstrato e geral do conhecimento, incluindo as ciências, artes e técnicas.
As teorias ajustam as distintas e especificas áreas cientificas, por meio da descoberta ou investigação de novos setores e novos problemas no âmbito de cada ciência em particular.
As metodologias desenvolvem eexperimentam técnicas inovadoras permitindo a obtenção de respostas mais eficientes para os problemas, mediante conceitos científicos fornecidos pelas teorias.
Baseada em princípios estabelecidos pelas fundamentações teóricas, com aplicação por meio de métodos adequados, a ciência geográfica procura soluções para os problemas expostos pela sociedade.

As viagens dos exploradores espalharam pelaEuropa o interesse pela geografia, e a cartografia elaborada, à medida que se descobriam novas terras, incluía técnicas inovadoras.
Durante a Idade Média, foram aprofundados e mantiveram-se os antigos conhecimentos gregos, e no período da Renascença e ao longo do século XVI e XVII, as viagens de exploração reavivaram o desejo de bases teóricas mais solidas e de informações mais detalhadas.
Apartir do século XVIII, a geografia foi sento reconhecida como disciplina cientifica e, ao longo do século passado, a quantidade de conhecimento e o número de instrumental técnico tiveram um significativo aumento, persistindo até os dias atuais.
Na fundamentação histórica da geografia, optou-se pelos principais precursores, de acordo com a relevância de suas obras ou mesmo pelas conceituaçõesteóricas e metodológicas emanadas desses trabalhos, que inclui os pensadores gregos, os sete sábios da Grécia antiga, os filósofos pré-socráticos (naturalistas) com a descrição das escolas Jônicas; Itálica; Eleata e da Pluralidade e seus constituintes e as contribuições do pensamento filosófico ao estudo da natureza.

Métodos
Os métodos de coleta de dados definidos constaram de pesquisabibliográfica visando a fundamentação teórica e metodológica com a obtenção de informações sobre o tema pesquisado e da interpretação e análise dos fundamentos históricos da geografia com as contribuições do pensamento filosófico na Grécia Antiga, levando-se o acervo bibliográfico e cartográfico disponível, permitindo a compreensão do significado da Filosofia para a ciência geográfica.

Fundamentosfilosóficos e precursores na Grécia antiga
Considera-se a Grécia antiga como percursora do embasamento cultural da civilização ocidental, com significativas influências em filosofia, politica, linguagem, educação, arte, tecnologia, arquitetura e ciências, pelas formas de conhecimento, modos de reflexão ou teorias da realidade.
A Grécia antiga pode se classificada em 2 períodos:
(i) Cosmológico,com predominância de explicação mitológica do universo e da origem das principais significações da realidade. Esse saber mitológico procurava uma explicação para a época e momento históricos, das principais questões da existência humana, tanto na natureza (buscando o conhecimento do seu principio material) como na sociedade (relações e modos de vida dos homens);
(ii) Antropológico, em que odiscurso cosmológico e materialista passa a dar lugar a um discurso moral e politico, criando-se nesse período uma nova temática: o homem. A filosofia muda de espaço geográfico, com a criação das polis (das colônias para o centro cultural), acarretando a variação do objeto de pesquisa: da natureza para o homem.

À filosofia compete explicar a realidade, dividida no mínimo da natureza, do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geografia e historia
  • Historia e Geografia
  • Historia da geografia
  • Geografia e historia
  • historia e geografia
  • geografia e historia
  • Historia e geografia
  • Historia e geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!