História da Escrita

Páginas: 5 (1070 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS E ECONÔMICAS
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA DE EVOLUÇÃO DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO






JÉSSICA VIEIRA MEMELI






HISTÓRIA CONCISA DA ESCRITA. HIGOUNET, CHARLES.
SÃO PAULO: PARÁBOLA EDITORIA, 2003. P. 9-70.








VITÓRIA
2013
História concisa da escrita registra em poucas páginas toda aaventura da humanidade no estabelecimento da escrita como procedimento de fixação da linguagem articulada. Contudo, a escrita é mais que instrumento, mais que modo de fixação da linguagem, uma nova linguagem, que disciplina o pensamento e, ao transcrevê-lo, o organiza.

A história da humanidade se divide em duas imensas eras: antes e desde a escrita. A lei escrita substituiu a lei oral, ocontrato escrito substituiu a convenção verbal, a religião escrita se seguiu à tradição legendária. A escrita dá acesso direto ao mundo das ideias e permite apreender o pensamento e fazê-lo atravessar o espaço e o tempo; é o fato social que está na base de nossa civilização.

- De acordo com o texto: História concisa da escrita, de autoria de Charles Higounet, verificamos a importância da escrita nanossa civilização, pois, a escrita é acima de tudo, um procedimento do qual atualmente nos servimos para imobilizar, para fixar a linguagem articulada, é uma nova linguagem que disciplina o pensamento, pois, quando escrevemos temos tempo de organizar as ideias. A história da humanidade se divide em duas eras: antes e a partir da escrita: a lei escrita substituiu a convenção verbal, a religiãoescrita se seguiu à tradição lendária. E, sobretudo não existe história que não se funde sobre textos. A escrita representa o armazenamento de informações, permitindo a comunicação através do tempo e do espaço. É o fato social que está na própria base de nossa de nossa civilização. Por isso a história da escrita se identifica com a história dos avanços do espírito humano. Para se chegar a palavraescrita, é preciso um conjunto de sinais que possua um sentido estabelecido de antemão por uma comunidade social e que seja por ela utilizado. Podemos distinguir, porém, entre as tentativas primitivas e nosso sistema alfabético, três etapas essenciais: escritas sintéticas, analíticas e fonéticas. A humanidade primitiva usou esses meios de expressão momentânea que ainda subsistem entre alguns povos. Otambor utilizado na África Ocidental e na Melanésia transmitem notícias rapidamente em código sonoro, ou a linguagem dos gestos das mãos que ainda subsiste entre os índios da América do Norte e os chineses. A mentalidade do primitivo não lhe permite desenvolver a decomposição da frase, por isso o estágio mais elementar da escrita é aquele em que um sinal ou um grupo de sinais serviu para sugeriruma frase inteira ou as ideias contidas numa frase. São esboços desse tipo que são chamados de escrita sintética. Ex. o desenho de um sol e o desenho de um dado para representar a palavra soldado. Essa representação é chamada de rebus.
     Um progresso incalculável se deu quando se atingiu a decomposição da frase em seus elementos, as palavras. Doravante cada sinal passou a servir para notar umapalavra, e foi nesse estágio que a escrita analítica nasceu. As escritas suméria, egípcia e chinesa são as mais antigas ditas analíticas.
     Da notação das palavras, o homem enfim passou à notação dos sons. Seja de sinais ou de palavras, isso realmente supõe um considerável estoque de sinais e, consequentemente, uma imensa memória visual para a leitura, essa é a escrita fonética, que se divideem silábica ou alfabética. Há poucos exemplos de escrita puramente silábicas, mas o silabismo existia entre as populações sírias e mediterrâneas desde o segundo milênio antes de nossa era. A distinção entre consoantes e vogais dentro das sílabas e a notação de cada consoante por um sinal distinto levaram, depois de muitas tentativas, ao alfabeto consonantal fenício de meados do segundo milênio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escrita da história
  • A escrita da história
  • Historia da escrita
  • A historia da escrita
  • História da Escrita
  • A História da Escrita
  • A história da escrita
  • A historia da escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!