HISTÓRIA DA ENGENHARIA NO BRASIL, ENGENHEIROS CIVIS, MERCADO DE TRABALHO, E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE.

Páginas: 14 (3426 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
HISTÓRIA DA ENGENHARIA NO BRASIL,
ENGENHEIROS CIVIS, MERCADO DE TRABALHO,
E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE.


Thiago Teixeira Silva 1
Giovane Augusto de Abreu Betinelli 2
25/06/2013


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo geral destacar os problemas encontrados na iniciação da engenharia no Brasil. Indicando as relações estreitas do curso ao desenvolvimento econômico do país. Tendo como o grandemarco o ensino em atraso, devido à economia ser baseada na agricultura, escravidão e mão de obra barata, característica de uma colônia. Sendo que, construções de estrada e igreja são os primeiros trabalhos do profissional de engenharia, que por muito tempo tinha o curso restrito somente a militares. No qual objetivo de um engenheiro na sociedade e de salvaguardar a vida, a saúde, a propriedade e obem – estar publico, se utilizando da natureza a favor do homem, em uma evolução sustentável. Com isso temos a conclusão de que os profissionais de engenharias têm um papel significativo na sociedade no que diz respeito à percepção de problemas e o de agir, na busca de soluções para melhorar a vida em um contexto geral, se preocupando com o hoje e o amanha.


Palavra-chave: Engenharia.Sociedade. Brasil. Objetivo. Desenvolvimento.


1 INTRODUÇÃO

O ensino da engenharia no Brasil tem como marca um atraso motivado pela economia do Brasil ser baseada na escravidão, e mão-de-obra barata. Em um primeiro momento e de se perguntar qual a relação da engenharia e seu ensino com a evolução do país, e suas mudanças para se adaptar a esse contexto cultural e econômico? Qual a função da engenhariaem relação à sociedade? Engenharia civil quais são suas atribuição, mercado de trabalho, papel perante a sociedade?
Com bases em livros e bancos de dados na internet, podemos dizer que a evolução da engenharia esteve sempre relacionada com o crescimento econômico, político e cultural do país, sendo um marco da época de colônia, ate os dias atuais. As engenharias assim se adaptaram asnecessidades do mercado voltado a soluções de problemas.
Por meio de pesquisa, se sabe que o engenheiro por formação é um individuo preparado para resolver problemas sociais, utilizando de meios científicos e tecnológicos na criação de dispositivos que ajudem a melhorar a vida. Utilizando dos recursos naturais, disponíveis, transformando em formas adequadas as necessidades humanas. Sendo de fácilpercepção a dependência da sociedade moderna em relação aos frutos da engenharia como mostra a historia da humanidade. Com um objetivo especifico desenvolveram sistema de transporte, comunicação, estocagem de alimento, distribuição de água e energia e no tratamento de esgoto, entre outros, para com isso melhorarem a condição de vida e transforma-la menos árdua. Usando de sua criatividade comfinalidade de combater os grandes problemas da humanidade de modo que sejam viáveis de forma técnica e econômica.
Em relação a mercado de trabalho o campo é vasto, o engenheiro pode trabalhar como autônomo, empregado ou empresário. Desempenhando suas funções em diversos locais, empresa, instituto de pesquisa, construtora entre outras.


2 HISTORIA DA ENGENHARIA NO BRASIL

A engenharia é tão antiga quantoà existência da humanidade e sua evolução anda junto com a da humana, pois dês dos primórdios o homem necessita de artefatos para auxiliar sua vida. O desenvolvimento das engenharias no Brasil é marcado por muito atraso. Motivo dado pelo fato da economia ser baseada na escravidão, mão-de-obra barata, que implicava numa total esqueces no setor.

É difícil estabelecer o inicio da atividade daengenharia no Brasil, mas podemos afirmar que ela efetivamente começou com as primeiras casas construídas pelos colonizadores que, naturalmente, hoje não seriam classificadas como obras de engenharia. Em seguida, ainda de forma muito rudimentar, vieram as primeiras obras de defesa, muros e fortins. Mas a engenharia, tal como na época era entendida, parece ter entrado no Brasil através das atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado De Trabalho Para O Engenheiro Civil
  • Mercado de trabalho do engenheiro civil
  • Historia da Engenharia Civil no Brasil
  • ENGENHARIA CIVÍL E O MERCADO DE TRABALHO
  • Engenheiro Civil X Mercado de Trabalho
  • HISTORIA DA ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL 02
  • Mercado de trabalho engenharia civil 2012
  • O mercado de trabalho para a engenharia química no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!