História da educação e da pedagogia

Páginas: 9 (2206 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



História da Educação e da Pedagogia
ALINE ALVES BARBOSA RA: 381263700
LEONICE LINO ALVES Silva RA: 4300067529




Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância Camila de MeloAndriotti.












BELO HORIZONTE
2013



Introdução

Iniciamos este trabalho falando sobre a importância do estudo sobre a história da educação e da pedagogia; em seguida descrevemos a origem da educação escolar no Brasil e logo após apresentamos um quadro cronológico das principais escolas fundadas no Brasil nos períodos colonial, imperial e republicano; e por fimrelatamos a história de uma escola de Santa Luzia, Minas Gerais. E através de nossas pesquisas percebemos que a educação é o princípio para o desenvolvimento de um país, o papel fundamental para construir os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para os indivíduos participarem ativamente da sociedade e da economia. Ela tem evoluído muito nos últimos anos, mas ainda há muito a serfeito, pois apresenta um nível baixo e falta muito para se atingir o nível ideal.

Memória da educação escolar no Brasil Contemporâneo
Somos feitos de tempo?
Podemos afirmar que somos feitos de tempo, pois somos seres históricos que fabricamos nosso passado. A história é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo. O trabalho que seria a ação transformadora do homem sobre anatureza, modifica também a maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca permanecemos os mesmos ao fim de uma atividade, qualquer que ela seja. É nesse sentido que dizemos que, pelo trabalho, o homem se auto produz, ao mesmo tempo em que produz sua própria cultura.
Contudo, queremos dizer que, de certa forma o homem ’‘reconstrói” a história a partir do seu presente, e cada novo fato o fazreinterpretar a experiência passada. E aprendemos também que a educação, o saber, se passa de pessoa para pessoa, de cultura para cultura, de sociedade para sociedade; daí cada sociedade tem fatores culturais que vão sendo transmitidos ao longo do processo histórico, desenvolvidos através de seus artefatos místicos, éticos e religiosos influenciando sua forma de pensar e agir. Assim, o processoevolutivo de um povo se dá através do conhecimento de sua história e esse conhecimento histórico é seletivo, pois cada historiador faz uma escolha dos acontecimentos mais importantes para sua história. Enfim, estudar história da educação é compreender o presente, e intervir no futuro através do estudo do passado, não cometendo os mesmos erros de nossos antepassados.

A origem da educação escolar noBrasil – A ação dos Jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica
Os portugueses chegaram a uma nova terra a que dão o nome de Brasil e dela se apossam. Tornamo-nos colônia e durante mais de três séculos, apesar dos muitos movimentos de resistência e rebeldia, servimos de sustentáculo econômico da metrópole europeia, que gradativamente entrava em decadência. A grande propriedade e amão de obra escrava traficada da África baseavam economicamente essa nova sociedade, formada pelos que aqui já habitavam há séculos: os nativos denominados de índios, negros, judeus, árabes, portugueses, holandeses, franceses, etc.
O século XVII não será apenas palco de grandes feitos políticos; será religioso, implementando proposições teológicas advindas da Reforma e Contra-reforma, com profundasconsequências para a extensão da leitura e da escrita a um crescente número de pessoas, e também para a escola com seus métodos, seu corpo docente e discente e suas normas e regras de conduta e bem viver.
O Brasil, parte do novo mundo conquistado por países católicos reformados, vai ter na Companhia de Jesus seu principal agente educador. Apesar das revoluções científicas, a teologia, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da educação e pedagogia
  • História da Educação e da Pedagogia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
  • a historia da educação e pedagogia
  • Historia da educação e da pedagogia
  • Atps história da educação e da pedagogia
  • Historia da educacao e da pedagogia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!