História da educação no período colonial

Páginas: 10 (2408 palavras) Publicado: 29 de maio de 2012
FUPAC – FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FEESU – FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOCIAIS DE UBERLÂNDIA

ARIANY ARAÚJO
HOSANA CRISTINA LIMA
MARÍLIA MENDES ROSA CUNHA
NÁGILLA CRISTINA RODRIGUES
PATRÍCIA SIMONE ALVES
RENATO QUEIROZ SARAIVA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO COLONIAL
(1549-1822)

Uberlândia
2012
ARIANY ARAÚJO
HOSANA CRISTINA LIMA
MARÍLIA MENDES ROSA CUNHA
NÁGILLA CRISTINA RODRIGUESPATRÍCIA SIMONE ALVES
RENATO QUEIROZ SARAIVA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO COLONIAL
(1549-1822)

Trabalho apresentado à disciplina História da Educação, do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia, sob orientação da Professora Ms. Larisse Dias Pedrosa.

Uberlândia
2012
INTRODUÇÃO

O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data ascaravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia. No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferençacultural entre estes dois povos.
Num primeiro momento, o governo português não demonstrou muito interesse no Brasil e, só retirou daqui Pau-Brasil usando do escambo para usufruir da mão de obra indígena. Durante 30 anos, o Brasil só era visitado pelos portugueses para extrair o Pau-Brasil e, era saqueado por holandeses, ingleses e franceses que tinham ficado fora do Tratado de Tordesilhas.
Em 1530, orei português, temendo perder o território brasileiro para outro país, organizou uma expedição que veio para o Brasil com o intuito de colonizar o território. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil. Para isso, em 1534, o governo português dividiu a metrópole em 14Capitanias Hereditárias com a intenção de explorar os recursos da terra, povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-açúcar. No geral, o sistema de Capitanias Hereditárias fracassou, em função da grande distância da Metrópole, da falta de recursos e dos ataques de indígenas e piratas. Como esse sistema não deu certo, foi instalado no Brasil um Governo-Geral comandado por Tomé de Souza.
Tomé deSouza chegou ao Brasil em 1549 acompanhado de muitos homens, quatro padres e dois irmãos jesuítas comandados por Manoel da Nóbrega. Aqui começa a grande reviravolta na história da educação no Brasil.

PRIMEIRA FASE – PERÍODO JESUÍTICO
(1549 – 1759)

Com a missão de restabelecer o domínio português sobre toda a extensão da colônia e defender os estabelecimentos lusitanos, tanto dos corsáriosfranceses quanto dos índios hostis, o primeiro governador-geral Tomé de Sousa chegou à Baía de Todos os Santos em 29 de março de 1549, com uma expedição formada por cerca de 1.000 homens e alguns religiosos da Companhia de Jesus que tinha sido fundada em 1534, na França.
A principal missão dos jesuítas da Companhia de Jesus era difundir a fé católica catequizando os índios para garantir a ordemespiritual da colônia. Para catequizar os índios foi necessário instruir os indígenas e, por isso, os jesuítas criaram, quinze dias após chegar ao Brasil, a primeira escola das terras brasileiras, tendo como mestre o irmão Vicente Rodrigues, que tinha apenas 21 anos. Essa escola, sediada em Salvador, foi criada para atender as crianças indígenas e formar sacerdotes para a Igreja Católica. Suametodologia, de 1549 a 1559, era baseada nos planos de estudo de Manoel da Nóbrega, que eram pautados nos princípios básicos da Companhia de Jesus, como a busca constante de Deus como modelo de perfeição, obediência absoluta, disciplina militar (severa e rígida) e valorização das aptidões pessoais.
Nesta época, a sociedade era marcada pela grande diferenciação social. No topo da sociedade, com poderes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da educação no periodo colonial
  • A educação no periodo colonial
  • Educação no período colonial
  • Educação no período colonial
  • educação no periodo colonial
  • Os jesuítas e a educação no período colonial
  • Educação no período colonial brasileiro
  • Jesuítas e a educação no período colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!