HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE BARRA DO TURVO

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2014
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE BARRA DO TURVO

Barra do Turvo obteve sua emancipação política no ano de 1964. Antes disso era distrito do município de Iporanga. Sr. João Alves Cavalcante foi o primeiro prefeito, ficando no poder por dois mandatos. O Governador do Estado de São Paulo, Sr. Ademar de Barros mantinha bom relacionamento com o primeiro prefeito do município, sr. João Alves Cavalcante,fato que ajudou muito na emancipação política do município.

foto: Prefeitura Municipal de Barra do Turvo
1ª Escola de Barra do Turvo
”A primeira escola de Barra do Turvo provavelmente já existia antes mesmo da emancipação de 1964. No mesmo tempo o país estava em plena Revolução Política contra a Ditadura militar (a famosa revolução de 64). A professora chegava de Iporanga, cujo poloadministrativo educacional era Apiaí sendo subordinada pela Delegacia de Ensino da cidade de Itapeva. Provavelmente a primeira escola criada estaria estabelecida na Vila Antiga, em frente á atual Igreja católica na casa do sr. Lealdim Pacheco.”O nome do local atualmente chama-se Rua Ver. Gabriel dos Santos. (Depoimento do sr. Sérgio Castilho Ribeiro, 64 anos, um dos primeiros vereadores do município)

.Fotos: barradoturvonaweb.com


Foto Alpha vídeos, 2010.

A Escola Maria Izabel Mota Ferreira
A criação da Unidade Escolar
Depoimento Manuscrito da Prof.ª Diretora Vanda Maria Lara sobre a criação da Unidade Escolar Sede Maria Izabel Mota Ferreira, realizado em maio de 2014.
Sobre o Patrono da Escola
“O sr. Basílio da Costa Ferreira, caminhoneiro, estaria transportando trigo para oestado do Paraná, quando o seu caminhão quebrou bem na estrada que “corta” o município. Este senhor gostou tanto da cidade que permaneceu nela até a morte. Neste interim de sua vida, teve filhos e um deles, chamado Antônio da Costa Ferreira, casou-se com Sr.ª Maria Izabel da Mota. O casal estabeleceu a primeira loja de materiais de construção de Barra do Turvo. ” (Depoimento do sr. Sérgio CastilhoRibeiro em 30/04/2014).
“Quando a escola Maria Izabel começou a funcionar, não tinha nada além do prédio e as carteiras. Faltava cortinas, mesas para merenda, etc. Depois foi-se conquistando as coisas através de festas e pedidos a algumas pessoas influentes na política. Dentre essas pessoas, Maria Izabel da Mota, que doou os ventiladores e mesas para os alunos usarem na hora da merenda. Nesteinstante decidiram colocar a escola com o nome dela. Apesar da Maria Izabel ser professora, ela lecionou apenas uns três meses, ainda em caráter de substituição. Ela era vereadora e tinha a sua loja de materiais de construção.” (Depoimento da Prof.ª Maria Conti Ferreira em 02/04/2014).
Maria Izabel da Mota Ferreira faleceu em 21 de julho de 1995 no hospital Sírio Libanês com 46 anos de idade,devido a uma parada cardio respiratória e adenocarcinoma de mama. Deixando dois filhos.
Documentos do Patrono da Escola







A professora alfabetizadora Maria Conti Ferreira.

Da direita para a esquerda: professoras Lilian, Maria Conti e Ines. Evento de escolha de um vereador-mirim, em meados de 1998.
“Vim pela primeira vez á Barra do Turvo no ano de 1973, no mês de janeiro, semsaber nada de como seria o trabalho. Procurei a Diretora Cecília Terra, mas ela informou que as salas estavam todas atribuídas. A vontade de dar aulas era tanta que conversei com meu sogro Davi “Mineiro” da Fazenda Sanharão, no qual procurou o prefeito João Alves Cavalcante. Então fui informada que no Córrego do Franco, do lado do estado do Paraná (Adrianópolis), tinha muitos alunos sem escola. Oprefeito foi até a Delegacia de Ensino de Apiaí e conversou com os responsáveis a possibilidade de atender a esses alunos. Recenseei os alunos, cerca de 34, que começaram a estudar em uma casinha de sapé na fazenda do sr. Mariano. Não tinha merendeira e nem servente, ficando a cargo do professor esses serviços. A classe era multisseriada, com 28 alunos na primeira série, 4 de segunda e 2 alunos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História de conceição da barra es
  • Historia da barra funda
  • Historia do leitor de codigo de barra
  • A Historia do Código de Barras
  • Historia de barra do garças
  • Historia Barra do Piraí
  • A História de Barra Mansa
  • historia da educação (a importancia da historia da educação)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!