História da educação brasileira

Páginas: 21 (5176 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Disponível em:

Diamantino Fernandes Trindade
Professor de História da Ciência do CEFET-SP
Doutorando em Educação pela PUC-SP
Membro do GEPI – PUC-SP

Lais dos Santos Pinto Trindade
Professora de Metodologia do Ensino de Ciências e Psicologia da Aprendizagem do ISE de Boituva
Doutoranda em História da Ciência pela PUC-SP

O objetivo deste artigo émostrar o processo histórico do ensino no Brasil e seus problemas desde o processo de colonização, que visava o enriquecimento da Metrópole, passando pelas reformas educacionais, sempre de caráter político que atendiam às necessidades das elites, até os dias de hoje com a LDB 9.394/96 que pretende, pelo menos em sua essência, ser mais democrática.


O ENSINO NO BRASIL COLONIAL

É bastantedifícil compreender os problemas educacionais do Brasil de hoje desconhecendo-se o contexto no qual foi tecido o sistema escolar desde sua implantação, que remonta ao período da colonização.
Estruturada para atender as necessidades de enriquecimento da Metrópole a economia na colônia, até o século XVII, assentou-se inicialmente no extrativismo do pau-brasil e depois, em função de garantir a posseda nova terra, no plantio da cana-de-açúcar. Modificou-se o enfoque da colonização pela ocupação, para o do povoamento e cultivo da terra. Com isso, aportaram no Brasil membros da pequena nobreza portuguesa que se dispuseram a levar avante tal empresa. Daí, a necessidade da criação de escolas. Para tanto, como já ocorria em Portugal, o ensino ficou a cargo dos jesuítas, o que desobrigou a Coroa decusteá-lo (Pinto, 2002).
Quando aqui chegaram (1549), fundaram em São Vicente um seminário que se tornou o modelo para ensino médio por mais de duzentos anos. Embora tivesse como pressuposto a formação de sacerdotes, se apresentava como a única opção para a formação da elite local, preparando-a para o ingresso nas universidades européias. Observa-se, então, que o ensino médio, desde suaimplantação apresenta uma configuração elitista e propedêutica cuja metodologia ainda valoriza a disciplina e a memorização e o estudo das humanidades em detrimento das ciências experimentais. No entanto, havia outro grupo a ser atendido: o constituído pelos nativos, negros e colonos pobres.
Assim, o primeiro programa educacional, implantado pelo padre Manuel da Nóbrega, além catequizar e instruir osindígenas, conforme determinavam os Regimentos[1], atendia também aos filhos homens dos colonos, uma vez que eram os jesuítas eram os únicos educadores profissionais e a educação feminina restringia-se a boas maneiras e prendas domésticas. O mérito deste plano era o de ter sido elaborado de forma diversificada para atender à diversidade aqui encontrada, mas a partir de 1599 com a publicação da RatioStudiorum[2], o ensino jesuítico optou definitivamente, pela formação da elite colonial. Seguindo os padrões vigentes em Portugal, tal sistema, adaptou-se perfeitamente às necessidades da política colonial e, ao privilegiar o trabalho intelectual, acabou por afastar os estudantes da realidade imediata e evidenciou as desigualdades sociais.
No período que ficaram aqui no Brasil, mais de duzentos anos,a Companhia de Jesus promoveu e sofreu modificações, entretanto, sempre permaneceu fiel àquela educação humanista, tão cara aos portugueses e ao espírito escolástico, impermeável à pesquisa e experimentação científica.(Cardoso et al. 1985, p.15). E foi justamente este conservadorismo, que manteve o ensino, tanto na Metrópole como na Colônia nos moldes medievais e com o objetivo de formarindivíduos para a Igreja, o precursor de um movimento de renovação que culminou com as reformas concretizadas pelo Marques de Pombal e resultou na expulsão dos jesuítas, em 1759. Para substituir este sistema, foram introduzidas as aulas régias[3], interrompendo um processo educativo arcaico, mas uniforme em sua estrutura. A organização monolítica de ensino dos jesuítas não foi substituída por ruma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
  • Tópicos de História da Educação Brasileira.
  • História da Educação Brasileira
  • A historia da educação brasileira
  • História da educação brasileira
  • História da educação brasileira
  • A história da educação brasileira
  • História da Educação Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!