História da deficiencia

Páginas: 19 (4748 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
A HISTÓRIA DA DEFICIÊNCIA: tecendo a história da assistência a criança deficiente no Brasil.




Trabalho de Conclusão da Disciplina História da Assistência a Infância no Brasil - apresentado ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana do Centro de Educação e Humanidades – Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado doRio de Janeiro.













































A HISTÓRIA DA DEFICIÊNCIA: tecendo a história da assistência a criança deficiente no Brasil.



INTRODUÇÃO

O objetivo deste texto é realizar um breve levantamento histórico da “História da Assistência a Criança Deficiente no Brasil”, desde os primórdios até ao Brasil de hoje.Objetivando compreender as formas de exclusão destas crianças pelas sociedades daquela época.
Na história da humanidade, o deficiente sempre foi vitima de segregação, pois a ênfase era na sua incapacidade física, e, em sua anormalidade. Até o século XV crianças deformadas eram jogadas nos esgotos da Roma Antiga. Na Idade Média, deficientes encontram abrigo nas igrejas, como o “Quasímodo” do livroo Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, que vivia isolado na Torre da Catedral de Paris. Na mesma época os deficientes ganham uma função: Bobos da Corte. Martinho Lutero defendia que deficientes mentais eram seres diabólicos que mereciam castigos para ser purificados. Já, no século XVI a XIX, as pessoas com “Deficiência Físicas e Mentais” continuam isoladas do resto da sociedade, mas agora emasilos, conventos e albergues. Surge o primeiro hospital na Europa, mas todas as instituições dessa época não passam de prisões sem tratamento especializado e nem programas educacionais com currículos adaptados para esta clientela.
Neste sentido, este texto se propõe a ampliar os estudos deste período histórico em relação a outras deficiências e todos os movimentos que surgem no século XX emdefesa da “Assistência a Criança Deficiente no Brasil”.

TECENDO A HISTÓRIA DA ASSITÊNCIA A CRIANÇA DEFICIENTE: o contexto histórico.
Refletir a história implica em desfazer-se do costumeiro entendimento relativizado de que todas as atitudes e formas de uma sociedade são espontaneamente naturais, para compreendê-la enquanto produto de escolhas culturais que atendam as necessidades dos homens,num determinado contexto, numa determinada época, fundada no pressuposto de que o homem ao produzir sua vida, produz e satisfaz a cada dia novas necessidades.
Sendo assim, na antiguidade as relações econômicas que definem a relação do homem com a sua realidade eram representadas pela agricultura, pela pecuária e pelo artesanato. A terra e o rebanho eram abundantes, de posse familiar, para osmembros da classe da nobreza. Os valores sociais eram atribuídos aos senhores, enquanto que aos demais, não cabia atribuição de valor, contando com sua condição de subumanos.
A deficiência, nessa época, inexistia enquanto problema, sendo que as crianças portadoras de deficiências[1] imediatamente detectáveis, onde a atitude adotada era da “exposição”, ou seja, ao abandono, ao relento, até a morte.(ARANHA, 1979; PESSOTI; 1984).
Na idade média, a sociedade passa a se estruturar em “Feudos”, mantendo ainda como atividade econômica a agricultura, a pecuária e o artesanato. Com o advento do Cristianismo, a organização sócio-política da sociedade muda de configuração para Nobreza, Clero (guardiões do conhecimento e dominadores das relações sociais) e Servos, responsáveis pela produção. Pois odiferente não produtivo (deficiente) adquire, nessa época, “status” humano e possuidor de uma alma. Assim a custodia e o cuidado destas crianças ou até mesmo adultos deficientes passam a ser assumidas pela família e pela igreja, apesar de não terem nenhuma organização na provisão do acolhimento, proteção, treinamento e ou tratamento destas pessoas.
Neste contexto histórico são momentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • deficiencias
  • a deficiencia atraves da historia
  • Historia da nomenclatura das pessoas com deficiências!
  • História da deficiência intelectual
  • A compreensão da deficiencia ao longo da Historia
  • História do Atendimento à Pessoa com Deficiência
  • Historia da deficiência no Brasil
  • História do movimento das pessoas com deficiência no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!