História da computação

Páginas: 18 (4322 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
Breves relatos sobre a História da Computação

Os computadores estão presentes na sociedade atual de maneira nunca vista anteriormente. Encontra-se essas máquinas em escolas, empresas, indústrias, laboratórios, residências, operando diversas funções desde o entretenimento com jogos e mídias virtuais até operação de cálculos extremamente complexos.
Ao contrário do que muitos pensam, acomputação é uma tecnologia antiga, datada em cerca de seis milênios. Muito do que é aplicado nas máquinas desenvolvidas atualmente possuem o mesmo sistema lógico do que foi feito no passado. Portanto, faz-se importante tomar conhecimento da História da Computação, visando compreender melhor o que é e como essa área pode ser explorada de acordo com as necessidades existentes.

Ábaco
Muitos povos daantiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia-a-dia, principalmente nas áreas de comércio e desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. É basicamente um conjunto de varetas de forma paralela, que contémpequenas bolas que realizam a contagem.
Seu primeiro registro é datado no ano de 5500 a.c., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia. Contudo, o ábaco também foi usado posteriormente por muitas outras culturas: Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão, etc. Cada um destes povos possui uma versão de específica desta máquina, entretanto, preservando a sua essência original. Seu nomeromano antigo era "Calculus", termo de onde a palavra cálculo foi derivada.
Sobre as operações matemáticas, ele é bastante útil para a soma e subtração. Já para multiplicação e divisão, o ábaco comum não é muito recomendado, somente algumas versões mais complexas do que a padrão.

Ábaco

Régua de Cálculo
Durante vários séculos, o ábaco foi sendo desenvolvido e aperfeiçoado, sendo a principalferramenta de cálculo por muito tempo. Entretanto, os principais intelectuais da época do renascimento necessitavam descobrir maneiras mais eficientes de efetuar cálculos. Logo, em 1638, um padre inglês chamado William Oughtred(1574-1660) , criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes. As bases de sua invenção foram as pesquisas sobre logaritmos, realizadaspelo escocês John Napier(1550-1617).
Até este momento, a multiplicação de números muito grandes era algo muito trabalhoso e demorado de ser realizado. Porém, Napier descobriu várias propriedades matemáticas interessantes e as deu o nome de logaritmos.  Após isso, multiplicar valores se tornou uma tarefa mais simples. 
O mecanismo do William era consistido de uma régua que já possuía uma boaquantidade de valores pré-calculados, organizados de forma que os resultados fossem acessados automaticamente. Uma espécie de ponteiro indicava o resultado do valor desejado. 


Régua de Cálculo

As primeiras máquinas de computar
A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard(1592-1635), sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante aguerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações.
A máquina de Pascal foi criada com objetivo de ajudar seu pai a computar os impostos em Rouen, França. O projeto dePascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1726), que também inventou o cálculo, o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.
Todas essas máquinas, porém, estavam longe de ser um computador de uso geral, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da computacao
  • História da Computação
  • Historia da computação
  • Historia Computação
  • história da computação
  • Historia da computação
  • História da computação
  • História da Computação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!