História da computação

Páginas: 14 (3334 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2013
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – ÍFES
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA




HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO

SERRA
2012

Sumário

Introdução
Histórico
2.1-Cálculo
2.2-Contar
2.3-Dígito
2.4-Ábaco
2.5-Ossos de Napier
2.6-Pascaline
2.7-Telégrafo de Chape
2.8-Charles Babagge
2.9- Herma Hollerit
2.10-Colossus
2.11-Computadores Transistorizados2.12-Circuitos integrados
Evolução dos computadores
3.1-Geração zero até 1930
3.2-Primeira Geração
3.3-Segunda Geração
3.4.1- Sistema 360 da IBM
3.4.2- PDP-8
3.5.Memória de semicondutor
3.5.2-Microprocessadores
Conclusão
Bibliografia


1.Introdução

A tecnologia tem se desenvolvido muito e trazido grande influência na vida pessoal e profissionaldas pessoas.
A informática se transformou em tecnologia da informação integrando os seus emergentes e modernos recursos , a rapidez de desenvolvimento é cada vez maior,a cada nova versão o desempenho é melhorado.
As tecnologias para armazenamento de dados,geração e uso da informação e do conhecimento tem facilitado cada vez mais a vida das pessoas,os softwares e hardwares apresentados sãoeficientes:o mercado está suprido de muitas opções que atendem a muitos tipos de necessidades.
Discorremos aqui sobre a história da computação,os primeiros computadores,a diferença entre os mesmos,suas funções e utilidades,a sua origem e por meio de quais tecnologias os mesmos surgiram.

2.Histórico


2.1 - Cálculo

Primeiro ser humano a calcular foi o pastor,utilizou o empilhamento de pedraspara calcular a quantidade de ovelhas do seu rebanho,a palavra cálculo originou-se do latim:Pedra.

2.2 - Contar

Há cerca de 4000 anos atrás foi desenvolvido o primeiro sistema para contar e acumular grandes quantias, desenvolvido por mercadores da Mesopotâmia.
Primeiro faziam um sulco na areia e iam colocando nele sementes secas(ou contas) até chegar a dez,depois faziam um segundo sulco ondecolocavam uma só conta,que equivalia a dez,esvaziavam o primeiro sulco e iam repetindo a operação,daí originou-se a expressão contar.

2.3 - Dígito

Primeiro sistema que os seres humanos encontraram para mostrar a que quantidade estavam se referindo foi com o uso dos dedos da mão,de onde se originou a palavra dígito,do latim digitus (dedo).

2.4 - O Ábaco

O Ábaco é um instrumento formadopor fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes que representam a quantidade trabalhada conforme a posição das mesmas no fio.
Foi desenvolvido com o intuito de poupar trabalho e sofrimento ao homem no exercício de cálculos que com o tempo foram se complicando e aumentando de tamanho.
O ábaco russo era o mais simples: Continham dez contas,das contagens dele obtinha-se a quantidade numérica.O chinês possuía dois conjuntos por fio,cinco cordas no conjunto das unidades e duas contas que representavam cinco unidades.O soroban é um ábaco japonês simplificado com cinco contas por fio,agrupados 4x1).
O sistema do ábaco recebeu o nome de calculi pelos romanos,dando origem à palavra cálculo.

2.5 - Os ossos de Napier

Os bastões ou ossos de Napier assim conhecido pelo fato do materialusado para fabricá-lo era de marfim,tinha a finalidade de auxiliar as operações de multiplicação. Era um conjunto de nove bastões,um para cada dígito,que transformavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito.

2.6 - Pascaline

Construída por Blaise Pascal em 1642 era uma máquina com rodas e engrenagens dentadas que realizava operações básicas de cálculo,consistaem seis engrenagens dentadas,com um ponteiro indicando o valor decimal escolhido ou calculado.
A máquina,embora rudimentar,era eficaz para sua época,sendo inteiramente mecânica e não automática(funcionava por comando de uma manivela acionada manualmente).

2.7 - Telégrafo de chappe

Telegrafia é a transmissão á longa distância de mensagens escritas sem o transporte físico de cartas. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da computacao
  • História da Computação
  • Historia da computação
  • História da computação
  • Historia Computação
  • história da computação
  • Historia da computação
  • História da computação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!