História da cinemática (física)

Páginas: 2 (443 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
Por: Estéfany Harumi


Sumário

1. Introdução
2. O que é cinemática
3. A história da cinemática
4. Conclusão
5. Referência



1. Introdução

Neste trabalho falaremos sobre o conceitode cinemática, para que ela serve e sua história de como surgiu, com o objetivo de aprender um pouco mais sobre esse ramo da física.


2. O que é cinemática

A cinemática faz parte da mecânicaque é o ramo da física que estuda o movimento.
A palavra cinemática vem do grego Kinema, que significa “movimento”, logo a cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos, onde.


3. Ahistória da cinemática

Todos os dias vemos objetos em movimento: pássaros e aviões voando, carros e motocicletas passando pela rua, ônibus trafegando pelas estradas, os ponteiros de um relógioanalógico girando em torno de um eixo, etc.
No século II Ptolomeu, um astrônomo, criou um livro onde afirma: "Se a Terra possuísse movimento de rotação diário para realizar o seu circuito, sua velocidadedeveria ser muito grande e, por isso, os objetos sobre ela deveriam ser arremessados, a menos que fossem mantidos em ligação com o planeta por uma força muito grande".
Através dessa frase e darazão, Copérnico, Kepler e Galileu criaram leis que descreviam a trajetória circular dos planetas ao redor do Sol e que harmonizavam os períodos de revolução desses planetas com suas distâncias do Sol.Isaac Newton, em 1687, propôs a existência de uma força de atração entre dois corpos quaisquer do universo: a lei da gravidade. Logo estava explicados a cinemática de Galileu e o movimento planetáriode Kepler.
A essa lei foi dada a fórmula: F=G.M.m/d2, onde “G” representa a constante de gravitação universal, cujo valor é 6,67.10a-11, “M” e “m” são as massas dos corpos dados, e “d” é a distânciados corpos.
Muitos perceberam a grandiosidade da obra de Newton, como Alexander Pope, escritor inglês, que escreveu: "A natureza e as leis da natureza ocultavam-se nas trevas. Deus disse: ‘Que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Física
  • cinematica fisica
  • Física
  • fisica cinematica
  • Física cinemática
  • Fisica
  • Física cinemática
  • Fisica Cinematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!