História da cidade de zé doca

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A Historia de Zé Doca

Cidade da região Oeste Maranhense, que em listagem alfabética é o última na listagem de municípios brasileiros. Teve sua emancipação política em 04/10/1987, tem clima semi-árido, está a 256 Km distante de São Luís e em 2007 o IBGE estima a sua população em 42.453 habitantes.

No dia 08 de junho de 1958 chegou por essas matas José Timóteo Ferreira, conhecido como ZéDoca, estava acompanhado da esposa, Maria Ferreira, e seus 14 filhos, muitos que nasceram na longa caminhada de Camocim, Estado do Ceará, até esta região.

Corajoso e empreendedor, derrubou a machado as primeiras árvores do vilarejo que mais tarde ganharia o seu nome.

Zé Doca faleceu em 11 de julho de 1960, quando o vilarejo já contava com 8 casas e pertencia a Terra Feliz, hoje conhecido comoJosias.

Em 1972 a SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) implantou um projeto de colonização (COLONE). Vieram muitas famílias nordestinas fugindo da seca e buscando melhores condições de vida.

Em pouco tempo Zé Doca já era grande produtor de arroz, milho, farinha e pimenta do reino.

Em 1972 a pavimentação da BR-316 consolidou o crescimento e a elevação a categoria demunicípio veio em 04 de outubro de 1987.

Possui diversos nomes que figuraram no contexto cultural como poetas e artistas plásticos como no caso dos saudosos José Gonçalves , autor do hino de Zé Doca e Wilson Costa.
Desde sua emancipação Zé Doca já passou por intensas transformações pois  hoje conta com vários bancos oficiais, com um funcionalismo público solido alem de um Campus do IFMA que oferecetanto cursos de ensino médio como técnico e superior.

A população de Zé Doca é conhecida por seu  jeito hospitaleiro que atraia muito os turistas além dos deliciosos pratos típicos do município como o baião de dois e a carne de sol.
Situada na zona noroeste do Estado, a região de Zé Doca representa o mais recente sentido da fronteira de produção rural e conseqüentes movimentos migratóriosdentro do Maranhão. Trata-se, igualmente, da região integrada por maior número de municípios, dezoito ao todo.
Destes municípios, somente 6 não foram implantados em 1997, o que ratifica o processo de deslocamento populacional para essa área regional, onde a abertura da BR-316 (Maranhão-Pará) exerceu papel fundamental para a formação dos núcleos rurais e urbanos que deram origem a vários dos atuaismunicípios, a maioria dos quais situados à margem da mencionada rodovia.
Sua população está calculada em 243.378 habitantes, 4,3% do total estadual, ocupando uma área de 29.165,5 km2, com uma densidade demográfica de 8,34hab./km2.
Sua arrecadação de ICMS, em 2001, foi de R$ 3,2 milhões e recolheu um montante de R$ 36,4 milhões do FPM.
A ação governamental na Região passa a ser coordenada pelaGerência de Desenvolvimento Regional de Zé Doca
HISTÓRIA DE ZÉ DOCA-MA: A CAPITAL DO ALTO TURI
       No dia 08 de junho de 1958 chegou por essas matas José Timóteo Ferreira, conhecido como Zé Doca, estava acompanhado da esposa, Maria Ferreira, e seus 14 filhos, muitos que nasceram na longa caminhada de Camocim, Estado do Ceará,, passando pelo Municipio de Pedreiras-MA até esta região.
       Corajoso e empreendedor, derrubou a machado as primeiras árvores do vilarejo que mais tarde ganharia o seu nome.
        Zé Doca faleceu em 11 de julho de 1960, quando o vilarejo já contava com 8 casas e pertencia a Terra Feliz, hoje conhecido como Josias.
        Em 1972 a SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) implantou um projeto de colonização (COLONE). Vieram muitasfamílias nordestinas fugindo da seca e buscando melhores condições de vida.
       Em pouco tempo Zé Doca já era grande produtor de arroz, milho, farinha e pimenta do reino. Em 1972 a pavimentação da BR-316 consolidou o crescimento e a elevação a categoria de município veio em 04 de outubro de 1987.
       Os primeiros comerciantes logo aqui se estabeleceram, homens como: Silvestre Rocha, Hermes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lixao de Zé Doca
  • história zé ramalho
  • A cidade na história
  • Historia das cidades
  • a cidade na historia
  • Histórias das Cidades
  • a cidade na historia
  • Historia das Cidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!