História da célula e Microscopia

Páginas: 18 (4299 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
História
 
            A Citologia (atualmente, denominada de Biologia Celular) é um dos ramos das ciências naturais. Sua história está intimamente relacionada com o desenvolvimento das lentes ópticas e à combinação destas para construir o microscópio composto (do grego mikros, pequeno; skopein, ato de ver, examinar).
            O nome célula (do grego kytos, célula; do latim cella, espaçovazio) foi empregado pela primeira vez, pelo cientista inglês Robert Hooke em 1665, ao observar a textura da cortiça utilizando lentes de aumento.
            Estas observações, repetidas por Grew e Malpighi em diversos vegetais, foram examinadas somente as cavidades, “utrículos” ou “vesículas”, constituídas pela parede celulósica. No mesmo século e no início do seguinte, Leeuwenhoek (1674)observou a existência de várias células livres, tais como espermatozoides, eritrócitos, etc.
 
Teoria Celular
 
               Quase dois séculos depois, o enunciado da Teoria celular (Schwann, 1839), a mais ampla e fundamental de todas as generalizações biológicas, está diretamente relacionado com a origem da Biologia celular. Estabelece que os seres vivos, animais, vegetais ou protozoários sãoconstituídos, sem exceção, por células e produtos celulares. Essa teoria resultou de numerosas pesquisas iniciadas no princípio do século XIX e, conduziram ao botânico Schleiden em 1838 e ao zoólogo Schwann em 1939 a estabelecê-la definitivamente.
            A Teoria celular estabeleceu que cada célula se forma por divisão de outra célula. Com o progresso da Bioquímica, foi demonstrado que existemsemelhanças fundamentais na composição química e atividades metabólicas de todas as células. Também foi reconhecido que o funcionamento de um organismo como um todo resulta da soma de atividades e interações das unidades celulares.
            Virchow (1958) aplicou a Teoria celular à Patologia e Kölliker a estendeu à Embriologia depois que foi demonstrado que o espermatozoide e o óvulo eramcélulas de cuja fusão se desenvolve o organismo.
            Nesta mesma época, Brown (18331) estabeleceu que o núcleo é um componente fundamental e constante da célula. Outros investigadores, como Purkinje, von Mohl concentraram-se na descrição do conteúdo celular denominado de protoplasma. Assim, o conceito primitivo de célula transformou-se no de “uma massa de protoplasma, limitado no espaço poruma membrana celular e que possui um núcleo”.
            A partir de então, o progresso do conhecimento citológico foi extremamente rápido. Podemos citar, entre tantas descobertas, o fenômeno da mitose (Flemming, 1880), os filamentos nucleares ou cromossomas na mitose (Waldeyer, 1890), a fertilização do óvulo e a fusão dos dois pronúcleos (O. Hertwig, 1875), o centro celular (van Beneden, Boveri),as mitocôndrias (Altmann, 1894; Benda, 1897) e o aparelho reticular (ou de Golgi) (Golgi, 1897). O. Hertwig, em 1892 relatou, em sua monografia “Die Zelle und das Gewebe”, estudos baseados estritamente nas características da célula, sua estrutura e função, e tratou de resumir, de forma geral, os fenômenos biológicos. Deste modo, surgiu a Citologia como um ramo separado da Biologia.            Seguindo a história da Biologia celular neste século, observa-se que o conhecimento citológico progrediu em função de dois fatores: 1. o aumento do poder de resolução dos instrumentos de análises, e o desenvolvimento de novas tecnologias, e; 2. A convergência da citologia com outros ramos de investigações biológicas, como a Genética (Citogenética), Fisiologia (Fisiologia celular), Bioquímica (Citoquímica) e aImunologia (Imunocitoquímica), etc. Assim, dois novos e modernos campos de investigações  surgiram: a ultra-estrutura e a Biologia molecular.
            O conhecimento da organização submicroscópica ou ultraestrutural da célula é de interesse fundamental, pois praticamente todas as transformações funcionais e físico-químicas têm lugar na arquitetura molecular da célula. Por outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da microscópia
  • História da Microscopia
  • Avanço da microscopia no desvendar da celula
  • MIcroscopia Óptica e células da mucosa
  • A Célula como Unidade de Vida Microscopia e Estudo da Célula
  • Historia da celula
  • relatorio laboratorio microscopia celula animal
  • Biologia historia da microscopia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!