História da bandeira do brasil

Páginas: 6 (1406 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
História da Bandeira do Brasil
A bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto de lei nº. 4 de 19 de Novembro de 1889, tendo por base um retângulo verde com proporções de 07:10. Sobre esse retângulo, um losango amarelo e, dentro deste, um círculo azul no qual está uma faixa branca com as letras "ORDEM E PROGRESSO" em cor verde, assim como 27 estrelas de cor branca. Para alguns estudiosos, essasformas geométricas foram subtraídas de uma mandala, ou seja, a bandeira é uma arqueo-concepção artística da imagem do mundo visto de fora para dentro.
ORIGEM
A mudança da bandeira teve origem na necessidade da República Brasileira em criar uma cultura voltada para a nobreza de modo que a heráldica preexistente, deve-se a recusa da bandeira provisória, por ser notadamente uma cópia da Bandeiranorte-americana. No entanto, a idéia da atual bandeira e então nova república, foi apenas uma modernização da antiga bandeira imperial idealizada pelo francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) em 1820 e cujas as formas do losango inscrito no retangulo foram transferidos de uma mandala respeitando-se a seleção e eliminação de algumas suas seções. Nesse caso, os co-autores em 1889 seriam um grupoformado por membros da Igreja Positivista representado por seu dicípulo Raimundo Teixeira Mendes , presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram outros membros como o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de Astronomia e Astrologia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. O desenho do disco azul em substituição a esfera armilar da imperial inscrito nolosango amarelo, foi executado pelas mãos firmes do pintor Décio Vilares e por indicação de Benjamin Constant acrescentou-se a figura de destaque que é a constelação do cruzeiro do sul invertida, isso é como se fosse vista por um observador localizado além da ultima esfera ou que olhasse numa carta celeste do hemisferio austral centrada no fuso sideral 13.
A Bandeira Nacional, adotada pelo Decreton° 4, de 19 de novembro de 1889, com as modificações da Lei n° 5.443, de 28 de maio de 1968, deve ser atualizada sempre que ocorrer a criação ou a extinção de Estados. As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e devem ser consideradas como vistas por umobservador situado fora da esfera celeste. As letras da legenda Ordem e Progresso serão escritas em cor verde, no meio da faixa branca. As estrelas serão de 5 (cinco) dimensões: de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. A posição e dimensões exatas de cada componente da bandeira são definidas em lei, bem como a associação das estrelas das constelações com os estados do Brasil. Veros detalhes no Art . 5º da Lei No 5.700, de 1 de setembro de 1971. e no Anexo da Lei No 8.421, de 11 de maio de 1992.
SIGNIFICADO
As cores verde e amarelo estão associadas respectivamente à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa imperial dos Habsburgos, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina. Hoje, simbolizam popularmente as matas (riquezas naturais) eo ouro (riquezas minerais). A faixa branca é o lugar para a inscrição "Ordem e Progresso", cujo lema é de autoria do positivista francês Augusto Comte.
Significado das estrelas
No círculo azul, cada uma das estrelas representa um dos estados que formam o Brasil. As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutosdo dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.
A estrela Spica situada acima da faixa branca representa o estado do Pará, que em 1988 era o estado com maior território acima da linha do equador (Amapá e Roraima eram territórios até 1988). O Distrito Federal, ao contrário do que muitos acreditam não está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bandeira do brasil
  • bandeira do Brasil
  • A bandeira do Brasil
  • Bandeira do Brasil
  • bandeira do Brasil
  • Bandeira do Brasil
  • Bandeira do Brasil
  • Bandeira do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!