História da arte

Páginas: 15 (3626 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
1. NEOGÓTICO


1.1 Neogótico no Brasil

O neogótico ou revivalismo gótico é um estilo arquitetônico originado em meados do século XVIII na Inglaterra. No século XIX, estilos neogóticos progressivamente mais sérios e instruídos procuraram reavivar as formas góticas medievais, em contraste com os estilos clássicos dominantes na época. ( NEOGÓTICO, 2007)
O movimento de revivalismo góticoteve uma influência significativa na Europa e nas Américas, e talvez tenha sido construída mais arquitetura gótica revivalista nos séculos XIX e XX do que durante o movimento gótico original.
A divisão do estilo gótico dá-se em quatro períodos:
• I Período: século XII (1100-1200) chamado período de transição ou gótico primitivo. Ainda pouco elevado, o arco ogival ou quebrado é usadojuntamente com o arco romântico. Ensaia-se o verticalismo procurando romper-se, ainda que com hesitação, com o horizontalismo do estilo românico. As fachadas das igrejas e das catedrais passam a ser enriquecidas com esculturas decorativas.

• II Período: século XIII (1200-1300) chamado gótico lanceolado. O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo formado por um triângulo agudo. Acentua-se overticalismo com o aperfeiçoamento e o uso constante da divisão da abóbada. Generaliza-se o uso do vitral (o cinema do crente daquela época) e as fachadas assumem maior decorativismo e suntuosidade. É a época da construção das grandes catedrais que surgem por toda a Europa, tais como a Notre Damme de Paris, a Catedral de Chartres e a Catedral de Milão.

• III Período: século XIV (1300-1400)chama-se gótico irradiante. O arco ogival perde a sua agudeza e passa a ser formado por um triângulo eqüilátero. Suas nervuras decorativas constituem-se de elementos circulares. Atenua-se ligeiramente o verticalismo. As fachadas continuam recebendo suntuosa decoração.

• IV Período: século XV (1400-1500) chama-se gótico flamejante ou "flamboyant". O Arco ogival é agora formado por um triânguloobtuso, tornando-se ainda menos agudo, tendendo ao horizontalismo. As nervuras decorativas no interior dos arcos, das janelas, e portais, pela posição das curvas e contracurvas, surgem labaredas. Atenua-se acentuadamente o verticalismo. Fachadas profusamente decoradas.


Características do estilo neogótico:
1 Verticalismo.
2 Arco quebrado ou ogival.
3 Abóbada de arcos cruzados.
4 O vitral.Pintura gótica: A pintura da Europa Medieval sofreu influência direta da pintura bizantina, sendo integralmente religiosa. Caracterizou-se pelo geometrismo, pelo estatismo e pelo abandono da perspectiva e da proporção, tão comuns à arte clássica antiga. ( NEOGÓTICO, 2007)
Com o passar dos tempos, especialmente em época mais recente, houve uma revalorização do gótico, uma admiração pela suaconcepção grandiosa da arquitetura e pelo seu esforço decorativo, aparecendo ao homem contemporâneo como um estilo-testemunho, uma marca impressionante da história da cultura ocidental.
Já no Brasil o neogótico encontrou um terreno fértil para um profuso florescimento( NEOGÓTICO, 2007). Exemplos significativos são:
• Catedral Metropolitana de São Paulo, cuja construção começou em 1913 e sóterminou em 2002, sendo a maior igreja de São Paulo e um dos 5 maiores templos neogóticos do mundo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma cúpula magistral. Tem capacidade para abrigar 8.000 pessoas. No acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore. Na cripta estão sepultados vários personagens importantes da história do Brasil, como o índio Tibiriçáe o Padre Feijó, entre outros. Seu órgão, de origem italiana, é o maior da América do Sul.
• Catedral de Petrópolis, de cruz latina com transepto pouco pronunciado e três naves, construída entre 1884 e 1969. A catedral mede em total 70 metros de comprimento e 22 metros de largura, com uma altura de 19 metros nas naves. Nela está o Mausoléu Imperial, onde descansam os restos mortais do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da arte- arte romana
  • HISTÓRIA DA ARTE VIVENCIANDO A ARTE
  • História da arte, arte nouveau
  • História da Arte e o Ensino da Arte
  • Arte e história
  • Historia da arte
  • História da arte
  • historia da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!