História da arte (gombrich) - introdção

Páginas: 3 (518 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
Não existe Arte, somente artistas. A arte pode significar diversas coisas, em diferentes lugares e tempos, porem não há Arte, com A maiúsculo, pois não há o certo ou errado, o belo ou o feio, o queseria “Arte” para um, pode não ter o mesmo significado para outro. Portanto tudo pode ser arte, assim, simples, com a minúsculo, sem regras ou substantivos.
Eh muito natural das pessoas procurarem emobras de arte algo que lhe traga alguma lembrança boa ou algo que gostaria de presenciar no mundo real. Na maioria das vezes, os artistas seguem essa logica e pintam o que acham belo e que tenha algumsignificado para eles, mesmo “contrariando” a opinião dos outros, pois afinal, o que eh belo para um pode não ser para o outro.
A grande dificuldade eh que os padrões beleza se modificam muito. Comoeh o caso dos anjos retratados diferentemente nas pinturas a seguir.
Mas não eh apenas com a beleza que isso ocorre, acontece também com a expressão, um dos maiores fatores que nos levam a gostarda obra ou detestá-la. A exemplo disso, temos 2 pinturas de Jesus Cristo, a primeira, com toda a gloria da Paixão e agonia estampada no rosto, dando um sentimento cativante de solidariedade. A segunda,a mesma Paixão, porem expresso não tão nitidamente quanto a outra.
Há artistas que pintam as coisas com a maior xxx possível da realidade, já outros não se preocupam muito com essa fidelidade, poremisso não torna o quadro incompreensível, na verdade conseguimos entender o que o pintor quis nos mostrar, mesmo com menos detalhes.
Outros já gostam de distorcer a realidade, como o que o WaltDisney fez com o Mickey, que tem traços diferentes de camundongos “reais”, mas não eh por isso que as pessoas não gostam desse personagem. Elas não estão preocupadas se ele respeita as leis da física ounão, apenas com a magia e a beleza que ele traz. O que não eh diferente do que outros artistas fazem com suas pinturas, mas diferentemente do Mickey, geralmente as pessoas, erroneamente, as condenam,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro gombrich
  • fichamento A História da Arte de Gombrich
  • História da Arte, GOMBRICH
  • Fichamento gombrich, a história da arte
  • Gombrich
  • História da arte
  • Resenha história da arte
  • Gombrich, a história da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!