História cultural e historiografia brasileira

Páginas: 29 (7228 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
HISTÓRIA CULTURAL E HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA* Cultural History and Brazilian Historiography
Ronaldo Vainfas**

RESUMO
O artigo traça visão panorâmica da abordagem cultural na historiografia brasileira, com ênfase na bibliografia produzida nos últimos trinta anos. Analisa os debates conceituais acerca da história cultural no Brasil e suas relações com a história das mentalidades francesa e amicro-história italiana. Palavras-chave: história cultural; micro-história; história das mentalidades.

ABSTRACT
The article offers a panoramic view of the cultural approach in the Brazilian historiography, stressing the bibliography published during the last thirty years. It analyses the conceptual debates on the Cultural history in Brazil related to the French history of the mentalities andthe Italian micro-analysis. Key-words: cultural history; micro-analysis; history of the mentalities.

O tema desta conferência, história cultural e historiografia brasileira, sugere, desde logo, uma reflexão sobre a historiografia recente, a historiografia produzida nos últimos vinte anos nos Programas de PósGraduação espalhados pelo Brasil. Refiro-me a uma historiografia muito inspirada, aindaque com relativo atraso, na historiografia francesa das mentalidades, que passou a se difundir entre nós a partir de fins da década de 1970. Ou na historiografia inspirada nas vertentes mais críticas da
* Conferência de abertura do Evento “História:Questões & Debates 25 Anos” – Auditório Homero de Barros, Edifício Dom Pedro I, Universidade Federal do Paraná, 16 de novembro de 2005. ** ProfessorTitular de História Moderna da UFF. Pesquisador I-A do CNPq.

História: Questões & Debates, Curitiba, n. 50, p. 217-235, jan./jun. 2009. Editora UFPR

218

VAINFAS, Ronaldo. História cultural e historiografia brasileira

história das mentalidades, a exemplo da história cultural italiana de Carlo Ginzburg ou Giovanni Levi, autores que praticamente fundaram a microhistória. Ou, ainda, nahistoriografia derivada da obra de Roger Chartier, este um tanto ligado à tradição dos Annales, embora crítico a uma história social totalizante em favor das representações. Ou, enfim, na historiografia ligada à história sociocultural britânica, especialmente em E.P. Thompson, cuja trajetória pouco tem a ver com as vertentes acima, sendo da corrente marxista que procurou dimensionar a luta de classese os movimentos sociais no campo da cultura. É desta historiografia brasileira inspirada nestes modelos que vou tratar neste texto. Numa palavra: da historiografia brasileira que foi identificada como a “nova história” que se passou a praticar no Brasil nas últimas décadas do século XX. Nova história que, como expressão, aparecia muito mais no vocabulário de seus críticos do que era assumida pelosentão jovens historiadores que passaram estudar as mentalidades, as sexualidades, as religiosidades ou as circularidades culturais. Voltarei a este ponto no devido tempo. Mas, antes de prosseguir, é preciso reconhecer que a problemática relacionada à cultura em nossa historiografia, seja qual for o significado que se empreste ao termo cultura, há muito ocupa a nossa historiografia, para não falardos memorialistas ou folcloristas do século XIX. Couto de Magalhães, Silvio Romero, Mello Moraes Filho, só para citar alguns, embora preocupados com as dificuldades do Brasil em erigir uma verdadeira civilização nos trópicos, além de desconfiados de nosso povo mestiço, deram contribuição inestimável para o resgate da poesia e festas populares de várias regiões. Mário de Andrade, modernista, fariao mesmo, décadas depois, com as tradições da congada, hoje tão valorizadas pelos historiadores profissionais. No campo da historiografia propriamente dita, impossível não lembrar as pistas abertas pelo alemão Karl von Martius que, nos anos 1840, ganhou o concurso promovido pelo IHGB com seu texto sobre “Como escrever a história do Brasil”. É verdade que von Martius valorizou, como chave...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia cultural e historiografia brasileira
  • Para uma história da historiografia brasileira
  • Historia e Historiografia da Literatura brasileira
  • Historia e Historiografia da Literatura Brasileira
  • Historiografia brasileira
  • historiografia brasileira
  • historiografia brasileira
  • Historiografia brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!