História contemporânea

Páginas: 13 (3206 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
CAPÍTULO 1

1) Após a leitura dos documentos 01, 02 e 04 escreva, com base neles, um texto explicando como o historiador pode reconstruir o passado, quais os referenciais metodológicos sugeridos nestes três documentos.

O historiador é o único que pode reconstruir o passado com todos os meandros e características próprias do mesmo. Diferentemente de um biólogo, ele não pode tomar umadeterminada parte da civilização que está estudando e assim obter uma conclusão que englobe todo o restante. A história diferentemente da matemática ou da física, não é uma ciência exata que contempla um resultado único à partir de uma fórmula pré-estipulada que não se altera no decorrer do tempo. Cada século, cada nação, cada lugar tem suas próprias particularidades que devem ser minuciosamente estudadaspelo historiador para que esse possa formular como tudo aconteceu naquele momento. Nada mais justo do que dizer que estudar história é estudar momentos. É disso que o primeiro documento trata, sobre o historiador não poder se influenciar pelo senso comum ou então usar os acontecimentos para coletar alguns dados e simplesmente concluir a partir deles. É preciso mais que isso, é preciso esmiuçar.Por exemplo, ao estudar a Queda do Império Romano do Ocidente, o historiador não pode e não deve estudá-lo a partir do momento que o fato ocorreu e recolher amostras isolados do fato e concluir qual a causa de tal acontecimento. Pelo contrário, ele precisa voltar uns séculos no tempo e entender qual era a situação econômica, política, religiosa e social do Império. Como estavam todos os patamaresda sociedade, como toda a Europa estava naquele momento para o que o Império viesse a cair. É mais que um estudo concentrado e espalhado, é necessário ir á fundo na história.
Porém, apesar de toda essa minuciosa jornada na construção do passado, há um fator que determina alguns diferenciais na forma que o historiador, mesmo que o mais neutro possível, interprete o todo. Esse fator é o agentehomem. Esse agente é portador do direito de escolha, por isso, ele sempre tem de escolher entre dois caminhos, ou mais, por não poder percorrer mais de um. Nesse sentido, essas decisões mudam o curso da construção do passado e sendo assim, é por esse motivo que história não se firma como uma ciência exata. Existem diversos modos de construir uma mesma situação, mesmo que se respeite exatamente alógica e a coesão de como tudo aconteceu. As decisões tomadas se baseiam naquilo que ele está sentindo no momento, pois o agente homem possui sentimentos, é um agente vivo. Não é como uma calculadora ou um computador, onde tudo acontece a partir de um padrão. Um cálculo em uma calculadora sempre será o mesmo em outra, diferentemente, do pensamento e sentimentos do agente homem.
Finalmente, como abordao quarto documento, a sociedade não existe em individualidade, ela é um conjunto das ações dos indivíduos. Nesse quesito, o historiador entra cumprindo o papel de estudar cada uma dessas ações individuais e formar o todo. Aqui é justificado o ponto do historiador não poder se comportar como o biólogo, que estuda uma civilização de abelhas estudando apenas uma porcentagem dela. O historiador temcomo dever em seu estudo, ter consigo estudos baseados em cada um. O agente homem tem personalidade, sendo assim, a construção do passado depende de todos os agentes homens que por ela passaram. O historiador então, tem que estudar e analisar cada um deles, para que a construção do passado seja a mais fiel possível.

2) De acordo com o documento 02, escreva um texto e discorra acerca do objeto dahistória utilizando exemplos ilustrativos da história contemporânea.

A história em si apenas existe pela existência do agente homem. É este agente, dotado de suas experiências e escolhas que foi ao longo de todos esses séculos construindo o que nós conhecemos hoje por história. Sendo assim, cada agente homem tem seu papel na história e pode influenciar tanto para o bem, como para o mal....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História contemporanea
  • Historia contemporanea
  • historia contemporânea
  • Historia contemporanea
  • historia contemporanea
  • História contemporânea
  • História contemporânea
  • historia contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!